Daí que o blusão de moletom, aquele que você usava só para dormir e, no máximo, curtir domingões preguiçosos (quando nenhum outro ser que habita este planeta pudesse vê-la), parece ter saído do fundo da gaveta para as ruas.
Na última década, esse tipo de material flertou bastante com a moda – mas, ainda em versões mais “arrumadinhas”, como jaquetas e paletós (que continuam válidas para quem preservar uma certa sofisticação). Depois de ensaiar tanto, agora quem finalmente saiu para as ruas foram os blusões, mesmo.
A proposta é maravilhosa para quem se preocupa com a aparência, mas não gosta de comprometer seu conforto para isso. Mas, para que você saia por aí com um ar despojado e moderno – e não com cara de quem acordou atrasada e não teve tempo de tirar o pijama – preste atenção nesses 3 elementos:
material
Eles são realmente macios e estruturados, não formam “pilling” (aquelas bolinhas causadas pelo atrito, nas peças de material sintético) e geralmente possuem alguma informação extra: caimento mais ajustado, fios metalizados, recortes e aplicações. Você pode até tentar montar um look com aquele moletom enorme que você comprou como lembrança na sua primeira viagem para NY, mas as chances do resultado não ser o que você imagina são enormes.
coordenações
Eles funcionam muito bem com o jeans, sim, mas é preciso evitar aquele ar adolescente. Procure modelos mais ajustados ao corpo (especialmente se o blusão for mais larguinho) e complementado com uma peça mais arrumada, como uma camisa. Se você quiser fugir completamente da ideia de meninice, pode usar o mesmo truque da camiseta de banda e coordenar com uma peça mais clássica e arrumadinha, como uma saia lápis ou uma calça de alfaiataria.
complementos
Os acessórios são indispensáveis para um bom resultado e vão depender do seu objetivo, mas tenho visto muitas versões interessantes de looks arrematados com scarpins e sapatos mais finos. Modelos delicados funcionam, se o seu corpo for menor e seus traços mais suaves, mas os acessórios maiores, mais ousados e sólidos podem ser uma melhor opção, já que vão subverter o despojamento da peça. Bolsas mais estruturadas também são ótimas para fazer um contraponto com o conforto e a casualidade.
acabamento
Não adianta escolher a coordenação perfeita e os melhores acessórios e esquecer do cabelo e da maquiagem na produção. Eles serão essenciais! Se você preferir uma maquiagem leve, é interessante que o cabelo seja preso num penteado um pouquinho mais elaborado, como uma trança ou um coque com um certo volume. Se quiser usar o cabelo solto, com aquele ar levemente bagunçado, um toque de cor na maquiagem, como um batom pink ou vermelho, ajudará a segurar o look.
Lembre-se: o mais importante antes de adotar qualquer proposta de moda é ter certeza que aquilo funciona para você e dentro da sua realidade. Não é porque está na moda que você tem obrigação de usar! Se você tem dificuldade em descobrir as propostas que mais se adequam aos seus objetivos, agende uma consultoria.Terei o maior prazer em ajudá-la!