Sabe aquelas regrinhas que pipocam na internet, dizendo o que você pode, o que você deve e o que você está terminantemente proibida de vestir? Anote-as em um papel, uma por uma, depois amasse esse papel e jogue no lixo. Os mitos de estilo servem para isso mesmo: serem descartados.
Para você se libertar de vez dessas lorotas que podam nossa criatividade e se permitir usar o que quiser, aqui vão 4 dos principais mitos de estilo que precisam ser esquecidos com urgência.
Baixinha não pode usar saia longa
Em primeiro lugar, todo mundo pode usar o que quiser e o que achar confortável. Um bebê panda não vai morrer por causa da sua escolha de look. Então, ainda que essa regra fosse verdade, as mulheres baixinhas poderiam usar as saias longas que quisessem, sim.
A questão é que, além das regras de estilo serem inúteis, essa em especial é uma grande mentira. Como a saia longa vai até o pé, não cria nenhuma linha horizontal que poderia encurtar e achatar a silhueta. Ao contrário: ela pode alongar.
O modelo de saia que pode causar a impressão de a pessoa ser mais baixa é a midi. Por terminar no meio da canela, ela divide a perna em dois blocos.
Quando à saia longa, o único jeito dela achatar o corpo é tendo algum recorte, como um barrado ou babados. A linha horizontal vai dividir a imagem em um bloco a mais, e por isso a pessoa acaba aparecendo um pouco mais curta.
Uma outra questão mais específica é como essa saia é combinada e como essa combinação interage com as proporções do corpo da pessoa. Se a saia longa for usada com uma blusa longa, a imagem pode ficar mais pesada e a pessoa acaba parecendo sobrecarregada. Se contrastar muito com a peça de cima, também pode dividir mais o corpo.
Mas, ainda que a sua saia longa te faça parecer mais baixa, fica a pergunta: e daí?!
Branco engorda
Essa ideia não é tão sem fundamento porque, de fato, cores mais claras dão ideia de maior dimensão. Mas imagem é quebra-cabeça, não dá para isolar a cor e esquecer das proporções e outros elementos que a compõem.
Se você curte a cor e quer usá-la, mas tem medo da amplitude que pode proporcionar à imagem, pense na modelagem, no jeito de combinar, nas linhas que a peça carrega e em outros detalhes. Uma calça reta emagrece mais do que uma saia preta balonê, por exemplo. Então, pensa no contexto e deixa esse mito de lado!
Mulher alta não deve usar salto
Existe, nesse mito, a questão de virar a maior pessoa do passeio. Por isso, as pessoas acreditam que o saltão ajuda as baixinhas, e que as altonas têm que usar sapatilha. Mas não é bem assim. Se quiser, pode! Mas vale levar em consideração que, quando você for vista por inteiro, um salto proporcional à sua altura vai ser muito mais harmonioso visualmente do que um sapato tão “sequinho” quanto uma sapatilha. O salto pode fazer com que toda informação se integre melhor, mas é claro que a largura dele também interfere nesse efeito.
A proporção do salto em relação ao tornozelo pode equilibrar ou desequilibrar a harmonia do look. Uma plataforma muito alta, no maior estilo Spice Girls, pode puxar o olhar direto para o pé, caso a pessoa seja pequena, magrinha e/ou combine o sapato com roupas mais leves e que chamem pouca atenção para outros pontos.
Da mesma forma que um salto fininho, especialmente aqueles que não são altos, podem parecer desproporcionais quando usados por uma mulher alta.
Mas vale lembrar: proporcional ou não, quem decide se vai usar é você. Até porque, você pode ser uma mulher alta que adora sapatilha. E, munida dessas informações sobre proporções, pode compensar distribuindo a atenção para outros aspectos do look, se sentir necessidade.
Tem roupa que funciona para todo mundo
Assim como fizeram a gente acreditar que as roupas já têm que sair da loja vestindo bem, também nos levaram a crer que tem peça “universal”, que vai bem em todos os corpos, todos os estilos e todos os armários. Não tem! Nem o famigerado jeans é unanimidade.
Quem me acompanha sabe que eu não visto uma calça jeans desde 2016, e nas vezes em que eu cogitei comprar uma, encontrei outras opções, em diferentes cores e materiais, que têm muito mais a ver comigo.
Ninguém tá proibida de usar calça jeans e camisa branca. A questão é que ninguém tem que ter essas peças, obrigatoriamente. Não são peças “tem que ter”, e não fazem sentido para todo mundo.
Se elas encaixarem no seu estilo e nos seus objetivos, ótimo! Mas vale analisar se você as têm só por uma necessidade de praticidade que poderia ser suprida com outros elementos que te fariam mais feliz.
Os mitos de estilo e o seu estilo
Não é só porque baixinha pode sim usar saia longa que você vai usar também, só para provar para o mundo que pode. Se quiser, tudo bem. Mas se a saia longa não tiver nada a ver com você, deixe para quem gosta.
Libertar-se de regras genéricas que sequer são verdadeiras é importante para a própria liberdade. Sem elas, você fica mais livre para descobrir o que faz sentido para você e criar as próprias regras.
Quer ver mais um mito para você pensar a respeito? Dá uma olhada nesse vídeo:
Quais outros mitos de estilo você quer desconstruir? Divide comigo nos comentários!