Closet Inventory

Se tem uma coisa que economiza um tempão na hora de se arrumar e facilita na visualização de TUDO que a gente tem no armário, é um “closet inventory”.

Isso mesmo: um inventário do guarda-roupas.

Sabe quando você vai se arrumar e pega sempre as mesmas roupas porque são as que estão na sua frente? E aquele monte de roupas que ficam jogadas em cima da cama porque você perdeu tanto tempo escolhendo que saiu atrasada e deixou para arrumar depois?

Depois que você faz um inventário das suas coisas, isso acaba.

Se, por exemplo, eu estou na casa do meu namorado e alguém nos convida para fazer algo mais tarde, eu não preciso vir para casa com tanta antecedência para me arrumar. Eu acesso meu guarda-roupas de lá mesmo e escolho as combinações possíveis e poupo o tempo da escolha quando chego em casa.

Quando eu estou com preguiça ou sem inspiração, é só acessar o álbum de looks que eu já montei antes para ter ideias do que vestir.

E nunca mais uma peça ficou esquecida, porque mesmo que a falta de espaço acabe fazendo com que eu tenha que empilhar algumas peças ou guardá-las em um lugar menos acessível, no computador ou na internet isso não acontece!

Fora que, dependendo do recurso que você usa, dá para saber quando aquela roupa foi vestida.

Bacana, não?

Dá um certo trabalho, eu confesso, fotografar peça por peça, recortar e editar as fotos. Mas o tempo economizado depois é incontável.

Eu testei algumas dessas ferramentas até encontrar a que eu mais me adequasse. Aqui vão quatro:

Se você entende um mínimo de inglês, os sites Closet Bank, My Fashion Plate e Closet Couture são especializados nesse tipo de serviço.

Os três são gratuitos e podem ser acessados de qualquer lugar e são fáceis de utilizar. O My Fashion Plate é mais pesado e as peças têm que ser acrescentadas individualmente, porém é bem bonitinho, oferece vários serviços, como consultoria de imagem,  e ele permite que você escolha que membro vai ver o quê do seu perfil, enquanto o Closet Bank não funciona como uma comunidade e o Closet Couture só possui três opções de privacidade (todo mundo, só amigos e só você), mas os três permitem compartilhamento através de redes sociais como Twitter e Facebook, assim você pode trocar idéias e pedir opinião sobre a sua roupa.

Tanto o Closet Bank, quanto o Closet Couture permitem inclusão de mais de 1 imagem por vez (o Closet Couture permite a exclusão de mais de uma imagem por vez também) e o sistema de montagem de looks é bem parecido. As peças podem ser ampliadas e reduzidas e ficam montadas de acordo com o que a pessoa desejar, porém, na hora de salvar, o Closet Bank desfaz essa configuração e empilha as peças… Creio que seja um bug, mas não posso afirmar pois continua assim até hoje.

As sobreposições são feitas com mais facilidade no Closet Couture, uma vez que no Closet Bank você precisa abrir mais de uma vez a mesma categoria se quiser duas peças dela (por exemplo, eu quero sobrepor duas blusas da mesma categoria, preciso abrir duas vezes no Closet Bank e selecionar uma peça por vez, enquanto no Closet Couture é só arrastar as peças desejadas).

Quando eu estava catalogando as minhas peças no Closet Bank, o envio pelo site parou de funcionar e eu tive que enviar por e-mail, depois o site começou a multiplicar minhas imagens (foi um terror!).. Porém, quando twittei a respeito para a equipe do site, foram super atenciosos e resolveram logo o meu problema.

Eu achei o Closet Bank maravilhoso. Mesmo com os bugs, a única coisa que eu não gostava era o fato de só poder criar subcategorias, mas isso não influia em nada na hora de montar os looks – se bem que se você for MUITO metódica e quiser catalogar até penteados e maquiagem, o Closet Couture te permite criar estas categorias de forma mais organizada. Eu tinha até decidido que esta era a melhor opção para mim, mas quando isso aconteceu, eu não conhecia o Closet Couture ainda.

Ele mostra seus looks em formas de álbuns (ganhou pontos, porque o Closet Bank mostra uma lista de nomes e você tem que clicar em um por um até achar o que quer) e, além disso, tem um sistema, assim você sabe quando usou aquela roupa pela última vez ou planeja seus looks com antecedencia e também possui uma opção de fazer as malas! Nem preciso dizer que é maravilhoso para quem se divide entre duas cidades, né? Ou para controlar o que foi levado em uma viagem, assim não fica aquela sensação de que está deixando alguma coisa para trás.

Se você gosta de trocar roupas com as amigas ou trabalha com consultoria de imagem, o Closet Couture te permite criar looks para outras pessoas ou pegar peças emprestadas do guarda-roupa alheio para montar os seus looks.

Para quem mora nos EUA e/ou compra muito pela internet, existem várias coleções de marcas como Elizabeth and James que permitem que você adicione essas peças no seu guarda-roupas para montar looks a partir delas, adicionar as peças na wishlist, enfim… O site também auxilia na hora de planejar as compras online.

Se você não fala inglês e não confia em sites, prefere maior privacidade e acha melhor ter esse inventário no computador pois assim você não depende de internet para acessá-lo, uma boa opção é o brasileiríssimo Com qual roupa?.

O único ‘porém’ é que é um programa pago. O download custa R$385,00. Você pode baixar a versão de demonstração (que vem com peças da criadora do programa, Dany Padilla) e usá-la por 30 dias para ver se gosta.

Suas roupas também ficam bem organizadas, ele é todo em português e fácil de mexer.  Adicionar novas peças também, já que não é necessário fazer upload, apenas transferir para uma pasta e permite cadastrar quantas vezes uma peça foi usada – ótimo para controlar que peças você usa mais ou menos, assim você planeja melhor as próximas compras.

O programa vem com alguns textos com dicas sobre algumas peças (vestidos chemisier, tulipa, etc) e o que eu achei mais legal de tudo: possui um bazar virtual para que as usuárias vendam as peças que não desejam mais e as peças podem ser adicionadas nele através do próprio aplicativo!

Além dessas, existem muitas outras opções, pagos ou gratuitos, inclusive para celulares, estes quatro são apenas os que eu conheci e testei.

[banner group=’mcin’]

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *