Maquiagem – em busca do “acabamento perfeito”
A maquiagem pode ser o complemento perfeito para uma roupa e ainda passar quase despercebida. Mas também pode se destacar de forma que todo aquele esforço escolhendo as peças certas seja ofuscado.
Na maioria dos casos, vale mirar no despercebido que diz “nasci fabulosa e não preciso de muito para ficar assim”.
Quando se fala das mensagens que as roupas transmitem é importante lembrar que não é só roupa.
As linhas do nosso corpo, do nosso cabelo e do nosso rosto comunicam também.
E cada elemento que inserimos transmite uma mensagem específica. Seja uma blusa, uma presilha ou um batom. Pode ser tanto algo usado para reforçar, como para balancear informações que já possuímos. Mas que precisa estar de acordo com o resto.
Maquiagem e contexto
Exemplo: você trabalha em um ambiente super conservador.
Seu terninho é preto, a camisa, branca, e o sapato é um scarpin clássico. Mais tradicional, impossível. Mas no olho você pintou uma faixa grossa de delineador branco que chamou tanta atenção quanto o laranja do seu batom. Todo o conservadorismo do seu uniforme foi embora…
Ou então: você até limitou-se aos tons neutros, mas pesou a mão no delineador e no esfumaçado.
Por mais habilidosa que tenha sido e por mais bonito que tenha ficado o resultado, a maquiagem ainda se destaca mais do que a roupa. Nesse caso, ainda corre-se o risco de parecer que você foi da balada da noite anterior direto para o trabalho.
E o contrário também conta. Por exemplo, seu vestido tem paetês, sua sandália é fina e altíssima, seus acessórios foram minuciosamente escolhidos. No fim, você apareceu naquela festa “bapho” só com aquele batonzinho cor-de-boca de todo-santo-dia. Para algumas pessoas, o contraste pode funcionar. Para a maioria, vai rolar a dúvida sobre pra onde foi o glamour?
No que pensar ao escolher a maquiagem
A melhor forma de garantir um resultado equilibrado é lembrando de algumas dicas simples.
Maquiagem de trabalho funciona melhor quando mais neutra. Em algumas profissões ela até pode ter um toque de cor, alguma coisa diferente, sim. Porém, ainda mais discreta e que não vá distrair seu interlocutor.
O esfumado preto carregado, as sombras metálicas/super coloridas e aqueles batons bem chamativos provavelmente serão melhores para o final de semana, à noite.
Pode estar na moda e você pode achar aquilo lindo. Mas vale repensar se, em você, não ficar como gostaria.
Nem sempre aquele rosa pálido da moda cairá bem no seu rosto. Se a cor não for a sua, além de te deixar com cara de não muito saudável, parecerá que essa a boca não pertence ao seu rosto. Especialmente no caso de batons mais marcados como um rosa chamativo ou laranjão.
Principalmente na maquiagem, a máxima de que “não é porque está na moda que funciona“ prevalesce.
Especialmente você, adolescente nos anos 90/2000, lembre-se que um dia a revista Capricho tentou te ensinar a fazer a boca “da Tiazinha”. Aquela com o lábio nude contornado com delineador vermelho – justamente usando o argumento de que era moda!
Apoio sempre é útil!
Se você tentou sozinha e ainda não conseguiu nem dar aquela tapeada básica, nenhum blog ou vídeo do Youtube está te ajudando e você não sairá por aí de cara limpa por falta de coragem, sugiro MUITO um curso de auto-maquiagem.
Mesmo que um mercado tente empurrar, não está proibido sair por aí sem maquiagem depois de certa idade. Mas conhecer as melhores técnicas pro seu caso é sempre interessante.
Você vai aprender, por exemplo, que existem algumas técnicas para quem não se entende com o pincel delineador. E também que a escolha e o uso do corretivo exigem cautela. Que focar em alguns detalhes – como a sobrancelha – pode fazer mais diferença que se encher de base. Que quanto mais você passa, menos precisa aparecer.
Maquiagem menos óbvia
Para além disso, a maquiagem vai muito além de disfarçar imperfeições (says who?) e enquadrar mulheres a padrões ultrapassados de beleza.
Ela pode servir como acabamento. Como mais um detalhe que mostra da sua personalidade e torna o resultado mais especial.
Ainda assim, muitas mulheres sentem dificuldade de sair do básico, por puro medo de que fiquem diferentes ou chamativas demais.
Por isso, separei aqui algumas ideias interessantes que vi pelo Pinterest.
5 ideias pra sair da “make de sempre”
Algumas dessas ideias pedem um pouco mais de prática. Mas nada te impede de guardar a referência e levar para a maquiadora, quando for se produzir para um evento mais especial.
Se você já tem habilidade suficiente para lidar com o delineador, pode torná-lo muito mais interessante ao fazer mais alguns traços com glitter nas beiradas dos olhos. O resultado é discreto, bom para quem não gosta de usar brilho em tudo, mas já é o suficiente para causar impacto e diferenciar a sua imagem.
Imagem: Pinterest
Se o evento é à noite e você banca uma maquiagem mais marcada e poderosa, tente personalizar o seu delineado com um desenho geométrico. Pode ser bacana para reforçar o look de festa sem precisar apelar para o côncavo marcado de sempre.
Imagem: Pinterest
Ainda no time dos delineados, esse que deixa apenas o contorno marcado, sem preenchimento, traz um toque de criatividade bem sutil para quem procura opções mais versáteis. Dependendo da sua profissão e cargo, poderia funcionar mesmo em ambientes profissionais.
Imagem: Pinterest
Se a sua vontade é abraçar uma sombra mais colorida, mas não quer cobrir o olho inteiro, tem o truque! Deixar a cor apenas para pedaços estratégicos é bacana, leve e nada óbvio.
Nesse caso, vale conversar com um maquiador (de preferência visagista) para entender quais pontos do seu olho serão melhor ressaltados.
Imagem: Pinterest
A boca também pode ser um ponto de variação. Além de ser muito fácil substituir o seu batom vermelho velho de guerra por um roxo, rosa, laranja e suas variações, você pode transformar o seu vermelho com um efeito ombré, com sombreado mais escuro nos cantos da boca.
Esse tipo de estratégia requer técnicas avançadas de maquiagem. Mas você pode levar a ideia para o seu maquiador quando tiver um evento bacana, por exemplo.
Imagem: StylesWeekly
Aliás, a cor da maquiagem faz toda a diferença porque fica diretamente no rosto. Ela pode deixar a aparência mais descansada ou abatida. Por isso, é sempre bacana priorizar aqueles tons que estão dentro da sua cartela de cores, independente da moda.
Como escolher batom?
Por falar em cores certas, a cor do batom pode fazer uma diferença gritante, como falamos ali em cima.
Já te aconteceu de comprar um batom, achando que vai ficar maravilhoso, mas quando coloca na sua boca, descobre que que se enganou na cor?
Isso acontece direto?
Então o vídeo abaixo é pra você. Nele, eu ensino como fazer para comprar um batom que você realmente vai usar!
Dicona prática pra não se enganar na loja.
Este é um compilado de textos escritos entre 2011 e 2017. Atualizado em setembro de 2018.
Imagem de destaque: Mikail Duran em Unsplash