3 dicas para ter estilo e conforto ao mesmo tempo

É possível aliar estilo e conforto em diferentes situações

Foto de Marta Wave no Pexels

Um dos grandes mitos de estilo é aquela história de que para ficar bonita tem que sofrer. Nessa linha de raciocínio, mulher tem que usar sapato que machuca, roupa íntima que aperta e se submeter a procedimentos estéticos dolorosos para ficar “melhor”. Tal ideia é tão disseminada que, sempre que eu abro a caixa de perguntas no Instagram, várias pessoas querem saber se é possível unir estilo e conforto. E, caso exista a chance de manter o estilo, se sentir bonita, e não ter que sofrer por causa disso, todo mundo quer saber qual é o segredo dessa mágica.

A boa notícia é que sim, é perfeitamente possível ter estilo e conforto ao mesmo tempo, no mesmo look. Aliás, o seu estilo só é seu mesmo, se você se sente bem com ele.

E se você ainda não conseguiu desapegar da ideia de que beleza e dor têm que andar de mãos dadas, recomendo a leitura do livro O Mito da Beleza, de Naomi Wolf. Nele, a autora nos dá uma boa chacoalhada explicando como os padrões de beleza servem para deixar as mulheres neuroticamente focadas em um objetivo inatingível. Em consequência da obsessão pela beleza, canalizamos nosso tempo, dinheiro e energia para alimentar uma indústria que depende da nossa insatisfação. De quebra, nos tornamos politicamente passivas, já que todos os nossos recursos foram desperdiçados com outra prioridade.

Quais são os seus conceitos de estilo e conforto?

Além dos padrões de beleza não merecerem a nossa atenção, vale lembrar que ninguém tem a obrigação de ser bonita. E mais: a consultoria de estilo não tem como objetivo final te deixar mais bonita. Você pode acabar se sentindo mais bonita no final do processo por encontrar maneiras de valorizar seus pontos positivos, mas o propósito da consultoria não é adequar as mulheres aos padrões vigentes.

E já que a beleza, quando dissociada dos padrões, é subjetiva e relativa, o primeiro passo para fazer a junção entre estilo e conforto é se perguntar o que é bonito para você. Quais são os seus conceitos? Do que você gosta? O que faz você se sentir bem? Qual é a sua elegância?

No Instagram, muita gente me contou que considera o jeans a melhor peça para unir estilo e conforto na hora de se arrumar. Mas nem o jeans, sempre visto como o básico do básico, é unanimidade. Eu, por exemplo, estou há uns bons anos sem vestir uma calça jeans. Primeiro porque não acho a peça muito confortável, e segundo porque, no meu armário, outras peças, em diferentes cores e materiais, cumprem melhor o papel de “coringa”.

Por isso, é importante identificar os próprios conceitos e padrões. Muitas “regras” de estilo são construções sociais que sequer fazem sentido, portanto, desapegue delas e olhe para o que você quer e o que você gosta.

Conforto e estilo: 3 dicas práticas

Esses questionamentos são importantes, mas alguns detalhes nas peças também fazem diferença. Então, na hora de unir conforto e estilo, vale ficar atenta:

  • Caimento: Ainda que você use uma calça de moletom, se ela tiver linhas retas em vez da tradicional barra franzida, por exemplo, o look já fica menos esportivo. Um casaco de capuz folgado também tem um efeito diferente de uma peça no mesmo material, mas mais ajustada;
  • Acabamento: Ilhós de metal, botões de melhor qualidade, elástico mais estruturado na cintura… Tudo isso ajuda a deixar o look mais arrumado, por mais esportivas que sejam as peças;
  • Coordenação: Uma calça de jeans, quando usada com uma camiseta branca larga, molinha e puída, compõe um look super desencanado. Mas a mesma calça jeans, quando usada com uma camiseta em material estruturado, com um detalhe bordado, fica menos informal e, dependendo do ambiente, o look pode até ser usado no trabalho. Vale também acrescentar brincos, colar, um sapato mais formal e bolsa. Então, é importante olhar não só para a peça individualmente, mas para o que vai ser combinado com ela.

Se estiver difícil no começo, não desista e vá tentando, experimentando. Treinar o olhar é fundamental para compor looks alinhados ao próprio estilo, que unam estilo e conforto e ainda atinjam seus objetivos para cada ocasião.