Como ter um estilo mais arrumado em lugares mais informais
Quem gosta de brilhos, saltão, maquiagem marcante e é adepta de um estilo mais arrumado pode sentir dificuldade de transitar em diferentes ambientes. Especialmente em lugares onde todo mundo se veste com mais discrição e menos riqueza de detalhes, ou cidades praianas, ou até regiões muito quentes, esse estilo Viúva Porcina – no bom sentido – pode ser posto em dúvida.
Esse estilo mais arrumado, que abarca elementos da noite e linhas mais formais, pode ser tachado de inadequado em alguns cenários. Mas, se esse é o seu estilo e é assim que você se expressa, siga o conselho dos Menudos e não se reprima.
O grande lance do estilo é que ele é versátil, ao mesmo tempo em que manifesta a nossa personalidade – ou facetas dela – em diferentes circunstâncias. Então, os elementos que você ama podem estar presentes no look. Talvez, você só sinta a necessidade de adequá-los ao ambiente. E, para isso, aqui vão algumas dicas.
Como adaptar um estilo mais arrumado para ambientes informais
- Brilhos: Se a peça brilhosa tiver uma modelagem mais informal, com um tecido molinho, linhas mais fluidas e um corte mais simples, se torna versátil. Uma camisetinha simples de lurex, por exemplo, pode compor um look de balada se combinada com saia de couro, ou um look de almoçar com a avó, se combinada com um shortinho jeans e tênis, ou outros elementos que tragam esse clima mais informal para o visual. A formalidade da peça também vai depender do tipo de brilho. Paetês parecem mais arrumados que lurex. Efeito metalizado parece mais formal do que o fosco. Outra opção é jogar o brilho nos detalhes, como em um tênis de paetês, em vez de apostar em um vestido todo brilhoso;
- Bordados: Assim como os brilhos, o bordado pode aparecer em detalhes de peças com modelagem e material mais simples. Ele também pode ser combinado com elementos informais. Um quimono todo bordado pode compor um look formal se combinado com um vestido em tecido nobre. Mas, se usado sobre um regata de malha e calça jeans, a pegada já é outra;
- Salto alto: Temos uma questão prática aí, já que é muito difícil andar de saltão na areia da praia, por exemplo. Mas se o terreno permitir, o salto alto pode estar presente em diferentes versões. Quando mais fino e mais alto for o salto, mais formal ele vai parecer. Então, se a ideia é usar o elemento respeitando a informalidade da ocasião, vale apostar em anabelas, saltos mais blocados, sandálias em vez de sapatos fechados, e materiais menos formais, como couro sem verniz;
- Maquiagem: Se para você a maquiagem é uma forma de se expressar, mesmo que você esteja em um ambiente onde as outras pessoas não tenham o hábito de usar, sinta-se à vontade para manter seus batons, sombras e blushes. Caso perceba a necessidade de adaptar a produção à informalidade e discrição do ambiente, vale escolher tons sem brilho e mais próximos da sua pele. Outra opção é dosar o realce, por exemplo: quando os olhos estão com delineador, o batom é nude. Quando na boca vai um batonzão vermelho, nos olhos vai só a máscara nos cílios e nada mais.
Ninguém precisa abrir mão do que gosta para se adequar a um ambiente. Quem tem um estilo mais arrumado e transita por lugares e situações mais informais pode encontrar maneiras de adaptar os looks, preservando a essência deles.