Eu sou dessas pessoas que apreciam qualquer leitura – mesmo porque acredito que não adianta trabalhar só a forma se o conteúdo é precário. Mas sei que às vezes nada é melhor do que algo menos teórico e mais relaxante para ler. Algo que prenda a atenção, mas não tome tanto tempo.
Pensando nisso, separei cinco sugestões para você que procura uma boa leitura e considera o universo da moda um ambiente interessante. Da verídica/biográfica para as completamente fictíticas:
Casa Gucci: No livro, a autora Sara Gay Forden retrata a história da família Gucci, criadora de um dos impérios de moda e luxo mais importantes do mundo. Da criação da marca de mesmo nome à batalha pela aquisição de parte da empresa, passando pelo apogeu da década de 50 e pelo periodo de revitalização (vivida anos depois nas mãos de Tom Ford), conta as intrigas da família, fala sobre o surgimento (e a disputa) dos conglomerados de luxo e também sobre o assassinato de Maurizio (último Gucci que comandou a empresa) por sua ex-esposa. Suspense, ação, drama, romance: a história é tão surreal que parece filme (e diz a lenda que virará em breve)!
Mademoiselle Chanel Poucas pessoas sabem, mas a tão bem-sucedida peça de Maria Adelaide Amaral também possui sua versão em livro. Na verdade, são dois livros em um: primeiro contada como história e depois como monólogo. Retrata pontos principais da vida e da carreira da estilista, é de leitura fácil e deliciosa, além de ser curtíssimo (li o meu em uma noite).
O diabo veste Prada Esse é clássico, eu sei. Já até virou filme, mas se você ainda não leu o livro, leia! É bem diferente da versão “fofa” das telinhas. Apesar de declarado como ficção, dizem que o livro relata muito da experiência da autora como assistente da temida Anna Wintour.
Cheio de Charme Completamente fictício, porém delicioso! Eu sou uma fã declarada dos livros de Marian Keyes, portanto sou um pouco suspeita para falar. O livro não é sobre moda, mas sua protagonista é uma personal stylist e por isso acaba abordando várias questões sobre essa profissão e sobre “o mundinho”.
Tem alguém aí? Outro livro da Marian – eu não disse que era fã da autora? Na verdade, esse livro fala sobre uma das irmãs Walsh (de outros livros da Marian, como o Melancia e o Férias), então o mais bacana seria ler os outros também. Também não é sobre moda, mas a personagem principal trabalha como relações públicas de uma marca de cosméticos – o que gera uma discussão bacana sobre como os produtos são divulgados e o mundo da edição de moda/imagem.
Adorei as indicações… os dois últimos claro que já li. Mas depois de ler os q comprei da Marian keyes vou colocá-los na minha queue 😛