Conversando com uma amiga querida sobre as dificuldades que encontra ao se vestir, ela me contou que antigamente achava que camisetas de banda eram um clássico e, por isso, ela sempre poderia usar. Conforme amadureceu e até virou mãe, sente que essas peças não fazem mais parte da sua realidade.

Será?

Particularmente, acho que ela não deveria se desfazer dessas peças ainda. Mesmo porque o grande lance está em como coordenar. Pensando nisso, listei algumas diretrizes que vão ajudá-la a adaptar suas peças tão queridas.

cuidado ao combinar com jeans

Jeans clarinho/destruído e tênis. O combo “jeans+tênis+camiseta” é básico, confortável e muito prático, mas extremamente jovial. Então, se ela quiser uma imagem mais condizente com a sua nova realidade, será mais interessante coordenar seus jeans e tênis com outra coisa, que não a camiseta de banda. Ou pelo menos não usar os 3 elementos juntos – exemplo: camiseta de banda + jeans (prefencialmente mais escuro) + sapato ou sapatilha + acessórios poderosos (quem sabe até um blazer, como na imagem abaixo) ou camiseta de banda + tênis + uma parte de baixo mais sóbria, tipo uma calça de material mais estruturado.

camiseta banda - cardigan e acessoriosfonte: robyn vilate

combinar com uma peça neutra, mas bem mais “adulta”

Calças de alfaiataria e saias-lápis, especialmente, são neutras, clássicas e remetem ao ambiente profissional – logo, só funcionam em uma pessoa que tenha idade suficiente para trabalhar. Nesse caso, as duas vão funcionar perfeitamente juntas. A saia vai deixar a camiseta mais “adulta” e a camiseta de banda é perfeita para mandar aquela mensagem de que você cresceu, mas manteve a sua essência!

camiseta-saia lápisfonte: http://blog.letote.com

atenção aos acessórios

Um jeito fácil de “amadurecer” qualquer look é usar acessórios que você só ganha permissão para usar conforme a maturidade te dê atitude suficiente para lidar com eles. É justamente o caso da bolsa carteira. A bolsa carteira requer elegância, requer um senso do seu lugar no mundo que uma adolescente, do alto da sua descontração, ainda não possui. Um calçado de salto mais alto, mais pesado e mais estruturado é outro desses exemplos. As jovenzinhas que me desculpem, mas toda vez que eu vejo uma menina com menos de 16 anos com um scarpin de salto elevadíssimo, penso que em uma criança que pegou o calçado da mãe para brincar de “se arrumar”.

Embora o look abaixo tenha vários elementos que deixam o resultado mais informal e, consequentemente, mais jovem (estampas/mistura de estampas, cores vibrantes/mistura de cores vibrantes), todos são usados em modelos que não combinam com a realidade de meninas mais novas. Tudo isso arrematado por um belíssimo batom vermelho (que não faz por uma menina o mesmo que faz por uma mulher) e um cabelo preso no que parece ser um coque arrumado, mas ainda descontraído.

camiseta-acessoriosfonte: refinery29.com

conhecer, de verdade, a banda.

A maior prova de que mulheres podem, sim, usar uma camiseta de banda é que elas tem mais consciência para optar pelas peças que gostam e não pelas peças que estão na moda e ela vai usar apenas para pertencer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *