Em termos de atendimento e estrutura, o trabalho de consultoria de imagem é similar ao da personal stylist.
Ambos precisam estudar o perfil de seus clientes e entender suas necessidades, estilo e tipo físico, para então sugerir as melhores peças e coordenações.
Algumas profissionais apenas conversam com seus clientes. Outras, utilizam questionários e fichas de apoio mais elaboradas. Mas o objetivo é sempre o mesmo: encontrar a melhor estratégia visual para a cliente.
Uma vez que a cliente tenha sido estudada e orientada, seu guarda-roupa pode ser analisado e editado.
A edição consiste em identificar o que está perfeito, o que pode ser alterado e o que pode deixar o espaço. Neste caso, é preciso respeitar os desejos e o momento de cada cliente.
A profissional também pode montar um lookbook com fotos da cliente vestindo um número pré-determinado de coordenações. Essas fotos servem como apoio e podem ser consultadas sempre que necessário.
A consultora de imagem pode ainda planejar e acompanhar o cliente em uma ou várias sessões de compras.
Algumas consultoras possuem lojas próprias ou trabalham com revenda de peças, usando o trabalho como apoio. Mas a maioria ainda acompanha a cliente às lojas e shoppings que sentir necessidade.
Outras possibilidades no trabalho de consultoria de imagem
Por trabalhar com comunicação não verbal, a consultora de imagem também pode atender empresas dos mais diversos segmentos.
Escritórios de advocacia, bancos e agencias de publicidade estão entre os segmentos abordados, mas a lista é abrangente.
Neste caso, o trabalho principal é o de desenvolver o código de vestuário dos funcionários.
O processo de análise é similar ao do cliente individual, mas os serviços prestados podem envolver consultorias para executivos, desenvolvimento de manual de vestuário e apresentação de workshops e palestras para os funcionários.
Texto atualizado em 2017
[banner group=’manualci’]