Durante a gravidez, as transformações constantes do corpo fazem com que o armário precise ser repensado.

Mas para muitas mulheres, esse também pode ser um momento de dúvidas. As principais são:

  • Como preservar o estilo sem gastar uma fortuna com roupas que logo deixarão de servir?
  • Como se vestir para o trabalho, especialmente quando o ambiente pede mais formalidade?
  • O que usar em festas e outras situações enquanto o corpo fica totalmente diferente do que estava acostumada?

Aproveitando o armário, durante a gravidez

A primeira boa notícia é: muitas marcas agora oferecerem opções bonitas e estilosas para as futuras mamães. Mas apesar dessas mudanças, dá pra ser feliz sem precisar jogar tudo fora e investir em um armário todo novinho.

Quando a barriga cresce durante a gravidez, é normal achar que nada mais é aproveitável no armário.

E eu sei que não existe solução fácil quando seu corpo está mudando todos os dias. Mas no vídeo abaixo eu ensino pequenos truques que vão prolongar o uso do que você já tem.

Roupas para todo o período da gestação

Além de adaptar as calças e casaquinhos, vale pensar em quais outras peças podem funcionar sem grandes ajustes.

Agumas peças, aliás, podem acompanhar todo o período da gestação, servindo como complemento para as novidades. Sabendo aproveitar ao menos 4 delas, você garante um armário coerente até o final desta fase.

Blusas de malha

Além das mais soltinhas e elásticas acomodarem a barriga nos primeiros meses, podem ser amarradas e usadas sobre vestidos quando o espaço já não for suficiente. Esse truque de styling deixa o resultado mais casual e moderninho. Outro bônus é que define melhor as linhas do corpo, tirando aquela sensação “blocada” que algumas mulheres sentem conforme a barriga cresce.

noblusa

Saias longas de malha

Pois é, as peças de malha são as mais fáceis de preservar, já que sua elasticidade permite que a barriga seja acomodada por mais tempo. Se o elástico da saia não for muito rígido, ela pode ficar abaixo (enrolada) ou acima da barriga (criando um recorte império) quando já estiver maior. Aliás, se você tiver uma pegada mais criativa, pode usar como um vestido tomara-que-caia e passar um cintinho por baixo do busto, definindo a região.

As saias de tecido plano com cós elástico também podem funcionar aqui. Mas como o tecido plano não é tão flexível, você vai sentir mais facilidade com as peças mais rodadas.

saia longa

Cardigãs e tricôs larguinhos

Especialmente os modelos abertos na frente – esses são ótimas opções para a gravidez. Quando a barriga estiver maior, podem ser fechados em cima e presos por um cinto ou usados abertos, de forma que esquentem, mas revelem as novas peças que agora compõem a sua imagem.

cardigan

Coletes

Uma das maiores dificuldades pelas quais vejo as gestantes passarem é manter-se arrumadas, mas confortáveis. Os coletes são uma ótima forma de fazer isso. Primeiro porque, por serem uma sobreposição, deixam o resultado com carinha de mais arrumado, de que teve um cuidado maior na composição.

Também porque são usados abertos, então independem do tamanho da barriga. E ainda tem a vantagem de criar uma linha vertical que alonga e afina a imagem – ideal para quem não quer parecer tão ovalada.

Isso tudo vale, inclusive, para a maioria dos paletós, jaquetas e casaquinhos do seu armário. Desde que continuem confortáveis na cava, com a linha do ombro no lugar certo e você não se incomode de usá-los sempre abertos.

colete

Roupa profissional durante a gravidez

Trabalhar em ambientes formais por boa parte da gestação pode ser outro desafio. Mas também dá para manter a aparência profissional quando o corpo muda, a barriga pesa e o calor faz inchar mais!

Compense as malhas

Caimento e bolso com um quê de alfaiataria e recorte em couro. Camisa de tecido complementando. Imagem: Pinterest
Caimento e bolso com um quê de alfaiataria e recorte em couro. Camisa de tecido complementando. Imagem: Pinterest

A maioria das roupas de maternidade é feita em malha, por causa da questão do conforto e da transformação rápida do corpo, mas esse não é o melhor material para ambientes conservadores. Por mais tentador que seja usar aquela velha combinação de calça legging com vestido de viscolycra, é legal ter pelo menos uma peça em tecido plano na composição. Se usar a malha for inevitável, prefira versões modelos menos informais, como os com corte  e acabamento de alfaiataria, camisas e principalmente peças com recortes em tecidos mais estruturados.

Sobreposições abertas

Blazer compensando o vestido de malha. Imagem: Robin Stewart
Blazer compensando o vestido de malha. Imagem: Robin Stewart

Uma solução, inclusive, para a história das malhas é recorrer às sobreposições de peças abertas.

O fato de existir uma terceira peça deixa qualquer produção mais arrumada – e o tecido plano (que não estica) vai compensar a informalidade da malha da parte de baixo.

A peça aberta não só vai garantir a mobilidade e conforto, como pode alongar a silhueta de quem estiver se sentindo inchada demais.  Particularmente, acho que a gravidez é um momento lindo da vida e as formas do corpo são só uma demonstração disso, mas entendo que algumas mulheres não se sentem tão bem.

No inverno é mais fácil, mas no verão esta adaptação também pode ser feita com coletes.

Vestidos

Vestido de tecido, solto, mas arrumado. Imagem: Asos
Vestido de tecido, solto, mas arrumado. Imagem: Asos

Eles são práticos, confortáveis e permitem a movimentação, mesmo em tecido plano. Sejam tipo camisões ou sem abotoamento, os modelos mais soltos ainda podem ser usados por um bom período.

O interessante é que dá pra colocar uma faixa ou cinto abaixo do busto para variar a cara da peça e trazer mais versatilidade.

No inverno, podem ser usados até sobre  calças. Essa é uma proposta bem forte nos últimos anos, aliás, e vai muito além da legging.

Também dá pra usar sob casacos, lenços e peças variadas e ainda manter sua praticidade.

Roupa de festa para grávidas

Eis que chega aquela fase maravilhosa da vida, em que você está super animada para colocar mais amor no mundo, quando pinta aquela festa formal. Saiba que o barrigão vai te deixar radiante de qualquer forma, mas essas dicas são para que não restem dúvidas!

Para valorizar esse momento, vale pensar em alguns detalhes:

Barriga definida

Recortes abaixo do busto, criando a chamada cintura império, são ótimos para criar uma linha que diferencie o busto da barriga – ela alonga a silhueta, mas ainda deixa claro que você carrega uma pessoinha dentro de si.

Beauty-Party-Dresses-for-Pregnant-Women-936x1845imagem: jeune et conne

Decotes assimétricos

Eles deixarão o look mais dinâmico e trarão o foco mais para perto do rosto, harmonizando a imagem.

gavida-asos2imagem: asos

Cores

Um anjinho deixa de nascer a cada vez que alguém vem com a ideia de que mulheres grávidas devem usar tons escuros para parecerem mais magras.

Eu sei que para algumas o inchaço pode ser um problema, mas essa é uma fase feliz!

As cores podem e devem ser usadas para acentuar isso. Basta escolher um modelo que favoreça o corpo, defina as formas e harmonize as proporções.

gravida-3imagem: jeune et conne

Conforto extra

A cintura império é ótima para definir a silhueta, mas algumas mulheres preferem modelagens mais soltas, que não apertam o corpo.

Neste caso, uma boa solução é investir em materiais fluidos, que não armem, modelos que tenham áreas transparentes (como as mangas do vestido abaixo) e deixar as perninhas aparecerem. Deixar as pernas de fora ajuda a definir o corpo e trazer mais leveza para o look, já que a parte de cima estará coberta.

gravida-asosimagem: asos

Acessórios

Acessórios serão os seus melhores amigos durante a gravidez.

Especialmente os colares e brincos mais amplos ou mais vibrantes, que direcionam o olhar para perto do rosto.

Se você tiver uma vida social intensa e não quiser investir em vários vestidos diferentes, eles darão mais versatilidade para a opção que escolher. Eles também continuarão servindo depois que a criança nascer.

Como acessório, vale pensar também naquele batom poderoso, em um corte de cabelo que te deixe feliz e até em penteados para dar acabamento aos vestidos mais simples.

gravida-rzpimagem: E! online

Em suma: no trabalho, na festa ou nos momentos tranquilos em casa, o mais importante é preservar a sua personalidade. Então, o fundamental é não abrir mão de cores, estampas, brilhos e outros detalhes que usaria normalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *