É bem verdade que os homens têm menos opções de vestuário do que as mulheres, mas nem por isso o cuidado com a própria imagem deve ser limitado!

Assim como nos femininos, os acessórios também representam um papel essencial nas composições e não é impossível fugir do óbvio. Do básico ao avançado, algumas sugestões:

relógios

Em termos de acessórios, o melhor investimento que um homem pode fazer é em um bom relógio. Além de ter um com pulseira de metal que dura mais e é mais versátil do que o couro (funcionando bem em ocasiões de menor requinte, mas também com um costume), é bacana ter uma segunda opção, mais esportiva (que pode ser emborrachada), para caminhadas, corridas e outras práticas – estes também se adequam a outros ambientes descontraídos. Mas tamanho não é documento: os modelos grandes e cheios de detalhes são interessantes, porém um menor, todo em metal fosco preto (como o da foto), pode ser mais impactante e imponente.

sapatos

Homens não precisam de tantos sapatos quanto as mulheres, basta ter um oxford de bico mais afinado, para situações bem formais, um de bico quadrado (com ou sem cadarço) e um tênis urbano de cano e solado baixo, que atendem outras necessidades – desde que sejam bem escolhidos e tenham boa qualidade. Por isso mesmo, há bastante espaço para os extras! As versões mais informais do oxford, que também ficam ótimas com jeans e os tênis urbanos em camurça colorida ou couro (como um vermelho queimado, por exemplo), são sempre interessantes. Coturnos podem acrescen

 

tar peso e personalidade à looks cotidianos, mas só devem ser usados sob as calças quando essas tiverem suas barras enroladas, já os tão amados tênis de mola não devem sair da academia, a menos que seja para ir à trilhas e outros eventos em que s

 

e exercitar seja o objetivo.

cintos

Sim, ainda devem ser escolhidos de acordo com o sapato. Quando de couro, a regra da mesma cor continua valendo. Quando de gorgurão, pode ser usado em uma cor diferente, como ponto de cor do look, especialmente se tiver mais de uma – mas lembre-se que este deve “conversar” com o estilo do tênis, não vá usar um modelo com detalhes em couro com um tênis de skatista!

As fivelas grandes ainda são melhores para os rodeios, porém existem algumas fivelas que ficam no meio do caminho – nem tão tradicionais e nem tão caricatas. Detalhes menos óbvios, como tachas opacas, na mesma cor do cinto (o primeiro da foto), podem ser usadas para quebrar a seriedade de uma roupa, mas tenha cautela com materiais como piton que são mais complicados de se combinar!

cachecóis

Apesar de não ser costume no nosso país, homem nenhum merece passar frio e correr o risco de ficar doente. Especialmente quando a solução para que isto não aconteça deixa a imagem muito mais elegante e estilosa.

Se o seu estilo é mais básico, opte pelos lisos e em tons neutros e dê o nó tradicional. Mas se você gosta de se divertir com a sua roupa e já está acostumado, aproveite a oportunidade para inserir mais informação ao look, usando a peça para criar um mix de estampas e/ou texturas!

lenços de bolso

Eles não são mais usados com a normalidade de antigamente, e justamente por isso causam tanto efeito quando aparecem. Mas não pense que são limitados apenas a eventos de formalidade completa, como noites de gala! Podem, muito bem, ganhar um espaço dentro do seu paletó de veludo quando combinado com calças de sarja ou jeans. Lembre-se: nada de usar o seu na mesma cor e estampa da gravata!

bolsas e mochilas

Homem não tem maquiagem, mas também tem coisas à carregar. E, conforme a tecnologia evolui, a lista de gadgets aumenta: notebook, ipod, ipad, gps e celular, fora o rádio do carro, chaves, carteira etc. Nos momentos de lazer, em que a lista é reduzida, não faz mal ocupar um pequeno espaço da bolsa da respectiva, porém, durante os dias de trabalho, ter algum lugar próprio para guardar tudo isso torna-se essencial. Seja tipo carteiro, pasta ou mochila, os modelos em couro e lona transmitem muito mais maturidade do que as mochilas de nylon que parecem ter sido emprestadas dos filhos.

abotoaduras

São pequenas, discretas e vistas com menos frequência, atualmente, mas podem levar sua imagem para outro nível de elegância. Existem, inclusive, modelos mais despojados, em formatos lúdicos (como as da foto), que podem ser usados até com jeans. Obviamente, foram feitas para adornar camisas com punhos franceses!

jóias e bijuterias

Estas devem ser usadas com cuidado, reconheço. Não são todos os homens que carregam uma jóia ou bijuteria sem que pareça forçado ou caricato. Mas se estes elementos interessam, tome cuidado com correntonas grandes e chamativas, bem como com o excesso desses elementos. Lembre-se de que menos é mais! Se você usar apenas algumas pulseiras mais discretas, o recado será transmitido e a imagem não ficará poluída como ficaria se usasse milhares de correntes e pulseiras largas e outras bugigangas. Se, ao se olhar no espelho, as palavras “cafetão” e “bicheiro” forem as primeiras associações com a sua imagem (e este não for o objetivo), é porque algo está errado.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *