Embora seja mais centrado no atendimento individual, tanto o personal stylist quanto o consultor de imagem podem oferecer outros serviços. As áreas de atuação da consultora podem ser ainda mais amplas.
As possibilidades dependem de outras experiências e formações de cada profissional. Por exemplo, se há uma formação complementar em organização, oratória, criação, enfim…
AS ÁREAS DE ATUAÇÃO COMUNS DA CONSULTORA E DA PERSONAL
– assessoria de estilo em lojas e shoppings
É um trabalho frequente para quem atua na área. Alguns participam de ações pontuais, outros são fixos e atendem os clientes de seus parceiros em dias e horários específicos. Esse tipo de trabalho pode ser cobrado diretamente do cliente, como um serviço à parte, ou ser um benefício que a loja ou shopping oferece para determinados clientes.
– workshops e palestras
Para os profissionais que não têm receio de falar em público, as oportunidades aqui são extensas. Podem abranger desde eventos privados até palestras em shoppings, lojas e eventos. Os temas e a duração são customizados de acordo com o público alvo.
– desenvolvimento de dress code ou uniforme corporativo
Este tipo de serviço é mais adequado para a consultora de imagem. Isso porque essa profissional possui uma formação mais abrangente do que a personal stylist. Envolve o estudo da cultura e das necessidades de uma corporação, seu posicionamento, quadro de funcionários e área de atuação. À partir disso, é desenvolvido um uniforme ou um código de vestuário para a empresa, que é melhor acompanhado por palestras e desenvolvimento de manuais.
– treinamento de vendedores
O conteúdo do treinamento pode ser mais básico, apenas considerando os fundamentos da consultoria de imagem (estilo, tipo físico, linguagem visual e análise cromática), como ser mais abrangente, contendo técnicas de vendas e atendimento ao cliente. Isso também vai depender da formação do consultor e das necessidades do cliente. Podem ser feitos treinamentos de capacitação do vendedor a atuar como personal stylist, ou atualizações sazonais, com orientações quanto as aplicações das propostas vigentes.
Se você quer entender se a consultoria de imagem é a profissão certa para você, faça este exercício.
imagem: freedigitalphotos.net Texto atualizado em 2017 [banner group=’manualci’]