Pra muita gente, a animação da viagem dura até o momento de fazer a mala.
Eu sei, dá aquela preguiça, indecisão pelo que levar e ainda tem a briga para que caiba tudo dentro da coitada. Mas, calma!

Respire fundo e planeje a sua mala

Se você perder alguns minutos pensando na sua mala agora, vai evitar aquela dor de cabeça quando deveria estar curtindo a viagem.

Para que você não tenha que fazer nenhum origami que vai estragar suas roupas, pense nos lugares e nos tipos de programa que pretende fazer. Quais as roupas necessárias para essas ocasiões? Você realmente vai precisar desses 14 pares de sapatos e dessas 8 calças jeans?

Quantas malas são necessárias?

Dificilmente, você precisará de mais que uma. Se você vai passar muito tempo em um lugar, provavelmente vai lavar roupa de qualquer jeito. Então pensa bem: pra que levar várias malas cheias de coisas inúteis quando pode levar uma mala só?

Se você faz um estilo mais neutro, ao invés de levar uma calça rosa, um shorts verde limão, uma saia laranja e uma bermuda azul royal, fora o básico. Neste caso, opte por uma peça diferenciada, se realmente fizer questão, e escolha outras mais discretas para que possa formar várias combinações.

Simplifique sua mala!

Com esse clima maluco, nunca sabemos ao certo o que levar.

Se separamos só roupas de verão, faz frio, se optarmos pelas de inverno, passaremos calor… E, se não dá para levar a mesma quantidade de peças para verão e para inverno, pois precisaríamos de 3 malas para uma viagem de 5 dias, simplificar é o caminho.

Uma saída é levar roupas de verão e meia-estação e complemente com um blazer casual (talvez jeans?), que esquenta o suficiente e é mais arrumado para sair à noite. Talvez uma jaqueta (que você pode levar fora da mala, para o caso de sentir frio durante a viagem), ideal para o dia.

Se for à praia, ou à piscina, escolha saídas de banho de cores escuras, que podem ser usadas outras vezes sem que fiquem encardidas logo nos primeiros 5 minutos.

Escolha duas ou três blusas para cada parte de baixo (depende da duração da viagem).

Sobreposições são uma ótima pedida, além de garantirem um visual moderno, permitem que você monte de 3 à 4 looks com apenas duas blusas.

Outros pontos importantes ao fazer a mala

Pense nos materiais das roupas que vão na mala.

Aliás, dê preferência às peças de malha e de tecidos que não amassem e ocupem menos espaço. Lembre-se: escolha peças básicas e transforme-as com os acessórios!

Se escolher uma ou duas bolsas de tecido, pode dobrá-las e guardá-las na mala sem que ocupe muito espaço.

Já quanto aos sapatos, os pares que você poderá levar são: 1 sandália de salto (apenas se for precisar de verdade, porque na maioria dos lugares as pessoas saem de sandália rasteira para pular carnaval, ou ir à bares); 1 chinelo; 1 sapatilha (caso faça frio à noite); e 1 sandália rasteira (como essa quase não ocupa espaço, pode haver uma segunda opção). Se for levar tênis, use-os durante a viagem, economizando espaço na mala e deixando os pés muito mais confortáveis. Não se esqueça de envolvê-los em sacos plásticos para que não sujem as roupas.

Embale as calcinhas, sutiãs e meias separadas dos biquinis e maiôs. Não os deixe espalhados pela mala. Além de ser horroroso, não é nada prático ter que ficar procurando peças pequenas no meio de tanta roupa.

Como colocar as roupas na mala?

Ao colocar as coisas na mala, coloque as coisas por ordem de utilidade. Embaixo ficarão aquelas peças que serão menos utilizadas, como aquela blusa que você está levando de reserva, caso o tempo mude ou você enjoe das suas opções.

Algumas pessoas preferem colocar os sapatos embaixo de tudo e depois colocar as roupas por cima. Apesar de ser um bom uso para o espaço, eu não acho prático. Particularmente, prefiro colocar meus sapatos nos cantos vazios da mala, onde eu terei fácil acesso e ainda preencherei buracos inutilizados.

Particularmente, prefiro fazer as coisas assim:
Em um canto, coloco a frasqueira com os ítens de higiene e o saco de roupas íntimas. Ao lado, ponho as calças jeans e as blusas de malha que amassam menos. Nos buracos laterais coloco meus sapatos e por cima as camisas que amassam mais. O pijama e as roupas de cama e banho, que serão retirados da mala primeiro, também podem ir por cima.

Voilà! A mala está pronta! Agora é só curtir a viagem!

Imagem: Steven Lewis via Unsplash

Participe da discussão

1 comentário

  1. Me ajude!
    Ficarei 13 dias na Europa e tenho dúvidas de quantas peças de cada roupas devo levar, você pode me ajudar?? Obrigadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *