COMO COMPRAR BLUSAS DE TRABALHO ARRUMADINHAS

Quando eu estava planejando essa temporada de conteúdos, pedi sugestões no insta e muita muita gente me falou que sentia dificuldade em comprar blusas arrumadinhas para o ambiente de trabalho.

Entre os problemas, li sobre como parece que todas as blusinhas são caretas, informais ou muito básicas… tem gente com problema com os seios mais volumosos e não quer parecer sexy demais… tem o drama do caimento de algumas peças.

Hoje a gente vai falar sobre tudo isso e muito mais, então!

Você pode assistir esse conteúdo, mais completo, no vídeo acima ou pegar um resumão com pontos importantes no texto abaixo – além de um vídeo extra sobre blusas de malha especificamente!

O que é arrumado pra você?

Sim, tem sempre uma pergunta!

Talvez te falte esse olhar e é isso que está bloqueando a escolha das suas blusas.

Arrumado” é um termo muito amplo e quando a gente fala de ambientes profissionais, isso se torna mais subjetivo ainda.

Temos ambientes de trabalho formais, temos business casual, temos empresas abolindo completamente o código de vestuário… Uma advogada tem uma necessidade de “blusinha arrumada” diferente de uma designer, por exemplo. Então tenta estabelecer, primeiro, qual é a sua.

Caimento das blusas arrumadas

Depois que você fez isso, tem alguns pontos que vão fazer com que qualquer peça pareça automaticamente mais arrumada e meio que feita pra você. O primeiro desses pontos é o caimento.

A linha do ombro é a que vai fazer a maior diferença nas suas peças. E esse é aquele pedaço da blusa que não dá pra ajustar. A melhor costureira do mundo vai desmontar a peça toda pra fazer uma gambi e não vai ficar incrível.

Outro ponto que não dá pra mexer em blusas de manga é a cava, então se mexe bem na roupa e vê como ela se comporta na hora de comprar

Depois disso, vem o caimento na cintura… Se o material for mais molinho e a peça não tiver aquela modelagem mais arquitetônica e estruturada propositalmente, as peças que ainda definem a curvatura do seu corpo tendem a parecer mais “personalizadas” e consequentemente mais arrumadas também. Mesmo aquelas de modelagem mais soltinhas que muita gente prefere usar no trabalho, pra que não fiquem super sensuais.

blusa transpassada cinza de tecido acetinado usada com calça escura ajustada por modelo caucasiana magra e longilínea de cabelo semi-preso
Imagem: Asos
blusa arrumada de decote fechado e caimento solto feita em tecido maleável preto, combinada com calça quadriculada. Vestida por modelo magra, morena e cabelos longos lisos soltos.
Imagem: Asos

O material das blusas arrumadas

Outro aspecto que faz diferença quando a gente fala das blusas arrumadas, pra qualquer que seja a função, é o material.

Os tecidos planos tendem a deixar as modelagens mais simples e informais – como as camisetas básicas – mais arrumadas e por isso são uma boa estratégia pra quem foge daquelas peças caretas demais.

Mas ainda dá pra prestar atenção no quanto um tecido arma ou cai confortávelmente no corpo, porque isso interfere no caimento que eu falei anteriormente.

Algumas marcas, seja pra deixar a peça mais moderninha, seja pra resolver essa questão do tecido plano de menor qualidade que arma muito, misturam tecidos diferentes em uma mesma peça – tipo as costas de um material e a frente de outro ou colocam uns recortes de materiais mais leves em pontos estratégicos, como as laterais. É muito comum ver mistura de malha com tecido plano nas blusas, por exemplo.

Isso pode ser interessante, sim, mas tem que ficar de olho porque com as lavagens naturalmente uma parte pode se desgastar mais do que a outra e isso meio que reduz a vida útil dessa peça no seu armário.

No caso das malhas, procure malhas que tenham alguma informação interessante, como uma fibra mais bacana, um caimento mais estruturado, uma manga diferente…

blusa laranja de tricô levemente estruturado com mangas sino e amarração na cintura, usada por modelo negra de cabelos encaracolados médios.
Sweater Mara Hoffman.
Imagem: Shopbop

Não subestime os pequenos detalhes das suas blusas!

isso faz a maior diferença nos looks de calor, quando não dá pra contar com sobreposições pra melhorar a peça – esse é um tema, aliás, que a gente já falou por aqui e tá no card!

Um recorte, uma linha extra, um bordado legal numa modelagem simples, uma amarração, um abotoamento diferente na gola, uma estampa, qualquer detalhe desses já pode contar demais mesmo na modelagem e na cor mais simples!

Blusa branca, de tecido leve com frente trançada e mangas médias amplas usada com calça jeans skinny por modelo morena de cabelos longos lisos soltos.
Imagem: Asos
blusa preta de gola alta e mangas longas com elástico e bordado floral.
Imagem: CuteShopp
modelo plus size de pele clara e cabelo castanho médio veste blusa sem mangas com zíper diagonal
Blusa Calvin Klein
Imagem: Shop It To Me
blusa envelope branca com mangas levemente bufantes vestida por modelo plus size caucasiana de cabelos longos escuros
Imagem: Asos
detalhe de blusa de linho bege clara com amarração no decote
Imagem: Linenbee | Etsy
blusa de linho de mangas longas e gola alta com detalhe de 3 botões de tamanho médio posicionados em diagonal a 1/3 da gola. combinada com jeans e usada por mulher caucasiana magra e longilínea
Imagem: StyleLovely

Aproveite as blusas que já tem!

Não é preciso sair às compras. 

O pinterest é um mar de ideias de customizações  – das mais simples às mais complexas, dá pra fazer uma série de coisas e transformar aquela blusa que tá meio caída no seu armário. Como por exemplo recortando o ombro e colocando um zíper ou criando um bordado naquele tricô que você cansou…

E também não precisa nem ser na peça inteira, se você colocar algum detalhe em um pedaço só, já faz uma diferença interessante.

E se você não é dada aos trabalhos manuais, dá pra pensar em alguns truques de styling também. Dá pra usar um broche pra alterar a gola da sua blusa ou mesmo o caimento de uma manga. Um nó pode ajustar a cintura e até criar um detalhe interessante em uma peça.. a forma como você dobra ou enrola as mangas também conta como detalhe. Usa a criatividade!

No vídeo, mostrei, entre outras, uma blusa da Asos e uma blusa da Red Valentino, ambas já fabricadas e vendidas com os detalhes – mas que poderiam inspirar um faça-você-mesmo.

Como combinar suas blusas

A forma como você combina faz mais diferença do que o modelo.

Em um dos exemplos mostrados no vídeo, a atriz Jessica Alba, retirada do site SELF, em que ela está com uma camiseta básica branca, sem nenhum detalhe, mas a saia de alfaiataria em azul claro – uma cor bem menos óbvia do que cinza, marinho ou preto, por exemplo – isso fez toda a diferença.

Aposto que você já pensou em algumas coisas, mas me conta aí o que você já sentiu que pode fazer de diferente na hora de combinar as suas roupas, como você já pensou em mudar o olhar pro que já tá aí?

Vou adorar saber nos comentários!

Blusas de malha não são arrumadas?

Essa é uma dúvida muito frequente. Por isso, fiz um vídeo falando só sobre esse assunto:

Precisa de ajuda para descobrir as melhores blusas pra você?

Saiba mais sobre os meus processos de consultoria de estilo individual ou venha para um dos meus cursos de estilo.

[banner group=’mcin’]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *