Quando falam de como gerenciar o próprio dinheiro, muitos consultores financeiros recomendam a regra dos 50/30/20.

Em resumo, essa regrinha consiste em aplicar 50% dos seus rendimentos líquidos em despesas essenciais (casa, alimentação, etc), 30% para não essenciais (lazer) e 20% para a poupança.

Pensando aqui com meus botões, reparei que é super válido pensar assim quando a gente fala do armário também. Pra ter um armário verdadeiramente funcional, considerando que a gente passa a maior parte da nossa vida trabalhando, o ideal é concentrar a maior parte do investimento nessas peças de uso diário e que tem impacto direto não só na nossa produtividade, como no nosso sucesso.

A parcela intermediária, de 30%, pode ser a das peças que a gente usa pra sair – seja para o happy hour, pra balada do sábado, pro almoço de domingo e que são necessárias porque são usadas nos momentos mais felizes. Nessa parcela também vale acrescentar aquelas peças que podem ir para o trabalho em dias especiais, para animar o look, mas que não fazem parte do dresscode corriqueiro.

Os últimos 20%, neste caso, eu dividiria em duas cotas de 10%. A reserva de roupas para festonas e sazonalidades (como um casacão de superfrio pra quem viaja uma vez por ano e usa nesse período) e a reserva de verba, não de peças, para manutenção. Afinal, cuidar das roupas direitinho é garantia de que elas vão durar por mais tempo – isso inclui visitas à lavanderia, costureira, tintureiro e outras necessidades que possam aparecer conforme o tempo passa.

Também dá pra usar essa regrinha pra dividir o armário em 50% de peças coringa, 30% de peças “testemunho” (que combinam com várias coisas, mas fazem uma declaração bem impactante da nossa personalidade) e 20% para peças mais chamativas (no sentido de especial) e difíceis de serem usadas com frequência.

Tem gente que usa uma fórmula similar pra dividir as peças entre neutras x coloridas x estampadas, mas já provei aqui que essa história de que neutro é versátil e funciona pra todo mundo é balela.

Olhando dessa forma, fica ainda mais fácil ver se o armário tá funcionando direito e o que precisa ser ajustado nas quantidades!

Image em destaque: cortesia de Pong em FreeDigitalPhotos.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *