Desde que foi inserida nas empresas mais conservadoras até os dias de hoje, a casual friday é motivo de dúvidas diversas.

Para esclarecer todas, o primeiro passo é compreender que casual não significa relaxado. O objetivo é que neste dia da semana todos os funcionários de uma empresa expressem um pouco mais da sua personalidade e usem algo mais confortável do que o costume+camisa+gravata de todo santo dia. Mas isso não significa trocá-lo por um jeans velho, um par de tênis furados e uma camiseta desbotada!

Começando pelos homens que, na verdade, nunca devem se desfazer de todo o seu vestuário padrão. Apenas substituir algumas partes, como nos exemplos abaixo:

Mantendo o costume. Você pode ir apenas de camisa, sem gravata (e, consequentemente, desabotoar o botão do colarinho), ou substituir a camisa+gravata por uma blusa de malha, mas a calça e o paletó continuam acompanhando.

Substituindo o paletó. Neste caso, o cardigan e o suéter vêm como substitutos, mas a calça, a camisa e a gravata permanecem.

Trocando a calça. Aqui, permanecem todas as peças superiores, mas a calça pode ser substituída por um modelo de sarja ou jeans. As cores podem vir um pouco mais suaves e o cinto menos formal, mas a idéia continua a mesma.

Nos três casos, os sapatos podem ser substituídos por modelos sem cadarço e/ou com solado um pouco mais grosso.

Agora não tem mais segredo. Seguindo uma dessas três formulas, você não apenas estará adequado ao ambiente, mas preparado caso aquele cliente importante resolva aparecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *