Meu lema é: faça o seu armário trabalhar por você, em vez de trabalhar para pagar por ele (e ficar sofrendo que nem essa moça aqui na foto!).
Para que isso aconteça, suas compras precisam ser bem planejadas e o armário constantemente editado– ou seja, quando alguma peça passa a fazer sentido, ela sai imediatamente.
Mas, ao contrário do que algumas pessoas pregam, comprar meia dúzia de camisetas brancas, 4 camisas listradas e 3 calças jeans não é a solução. Essas peças são básicas, versáteis e combinam com muitas coisas, é verdade, mas elas podem não fazer tanto sentido assim na sua vida.
O que realmente funciona é definir uma identidade visual e pensar todo o resto a partir dela. Vários fatores são considerados para isso, mas os 3 mais importantes são:
Estilos
O primeiro passo é identificar os estilos que fazem sentido no seu armário. Considerando sua personalidade, modo de vida e necessidades profissionais, você precisa de peças mais estruturadas e bacanudas, algo mais delicado ou, ainda, partir para o mais neutro e sóbrio? Na consultoria de imagem, por exemplo, são trabalhados 7 estilos universais, mas todo mundo é uma mistura de 2 a 3 deles. Entender quais são os seus é importantíssimo para que as peças do seu guarda-roupa se entendam entre si – e parar de encher o seu armário com peças de paetês glamorosas ou tênis de corrida confortáveis, mas que não combinam com mais nada.
Cores
Outro equívoco comum é achar que um armário versátil é um armário recheado de cores neutras – preto, marrom, cinza e marinho. Essas cores (tirando o preto) combinam com várias coisas, é verdade, mas podem abafar uma personalidade mais espontânea e festiva. Se você não se reconhece nem no espelho, como os outros vão te reconhecer?
Um dos maiores segredos para ter um guarda-roupa coordenado (e ainda colorido) é escolher cores que tenham valores, intensidade e temperaturas similares – e que sejam bem integrados aos seus tons de pele e cabelo. Afinal, não adianta ter as peças em modelagens, materiais e linhas que se complementam, mas não conseguir combinar nenhuma porque as cores não funcionam juntas.
Quantidade certa
Proporção é a chave para tudo nessa vida. Com relação ao armário, ele roda muito mais fácil quando a gente tem 3x mais blusas do que calças – e alguns casacos e coletes que aumentem essas possibilidades.
Por isso, da próxima vez que editar o seu armário e for às compras, tenha certeza que cada parte de cima vai combinar com pelo menos duas calças/saias/shorts/bermudas (sem ser jeans!) e cada calça/saia/shorts/bermuda vai combinar com pelo menos 3 blusas/camisetas/camisas. A vida vai te dar um bônus em tempo, energia e dinheiro se você conseguir ampliar essa continha!
Mas, não se esqueça da proporção entre as atividades, também! Se você passa 20% do seu tempo útil na academia, 15% nos passeios com amigos e o resto trabalhando, o seu armário também precisa ser dividido dessa forma.