Há quem acredite que para estar sexy é preciso se vestir como a Kim Kardashian: vestidos justos e curtos, cintura marcada, jóias, cabelão. Há também quem pense que uma referência de looks sensuais é a cantora Sandy, que aparece sempre mais delicada, discreta, sóbria e com pouca pele à mostra – o que talvez dê um ar de mistério.
Eu diria que os dois caminhos para pensar em looks sensuais estão corretos. Pode parecer estranho juntar Sandy e Kim Kardashian no mesmo balaio, mas a questão é que não há um jeito certo e universal de sensualizar.
O padrão ideal de sensualidade pra você é o seu. Isso significa que, na hora de se vestir com o objetivo de se sentir sexy, não faz muito sentido procurar referências externas ou cair no clássico vestidinho curto e justo com salto alto – a menos que você ame se vestir assim. Mas, se essa não for a sua referência de sensualidade, você vai se sentir fantasiada, vai ficar insegura, e o efeito do look vai ser o oposto do desejado.
Como você se sente sexy?
Eu não vou te dizer o que, exatamente, você deve vestir – porque isso só você sabe. Mas eu posso te ajudar a descobrir o que vai fazer você sair de casa se sentindo maravilhosa.
- Antes de abrir o guarda-roupa, bora refletir: o que é sensualidade para você? O que te faz sentir sexy? Ao pensar sobre isso, não se prenda a padrões. A sensualidade e sexualidade são coisas tão subjetivas, que há quem se sinta sensual com transparência, e que se sinta mais sexy de calça de pijama;
- Uma boa bússola é lembrar das vezes em que você saiu de casa se sentindo incrivelmente poderosa. O que faz você se sentir sexy? Quais detalhes, no look, proporcionaram isso? Pele à mostra? Mas pele de qual parte do corpo?
- Vale lembrar também quais são suas partes do corpo favoritas e priorizá-las. Se for o colo, por exemplo, vale usar uma blusa mais aberta, ou uma blusa com transparência nessa parte, ou um vestido com renda justamente aí, ou até um acessório que atraia a atenção para essa parte do seu corpo;
- Você não precisa, obrigatoriamente, gritar sensualidade em cada centímetro do look. Até porque, é a mistura dos elementos que vai contar no resultado final;
- Ainda que a gente considere as metodologias de análise de estilo que organizam um conjunto de informações e nomeiam como sexy, ninguém é só sexy. Cada pessoa é uma combinação de dois ou três desses estilos universais;
- Então, sinta-se livre para misturar algo mais sexy (para você) com algo mais sóbrio, ou mais doce… Ou qualquer outra referência que tenha tudo a ver com a sua personalidade e com o impacto que deseja que a combinação tenha em você.
O que remete a sensualidade?

Quando a gente se veste, não dá para ignorar o contexto. Um vestido curto, justo, brilhoso, decotado e com recortes que mostram a cintura pode não ser um bom look para trabalhar no escritório, mas faz muito sentido na balada. Afinal, um ambiente pede mais sobriedade e formalidade, e no outro tá liberado descontrair.
O que torna o vestidinho mais adequado para o segundo e não para o primeiro cenário é a combinação de fatores que, no imaginário coletivo, remetem a sensualidade: tecido justo marcando as curvas do corpo, pele à mostra e brilhos.
Então, se você quer provocar no outro a ideia de que você está vestida de uma maneira sensual, alguns elementos podem compor o seu look. E aqui eu digo podem, e não devem, porque há algumas variáveis nessa questão. Primeiro, o resultado só vai ser bom se você estiver realmente feliz e confortável com cada detalhe da roupa. Não adianta escolher uma saia de oncinha pra sensualizar, se você odeia animal print. E, segundo, porque a gente tem zero controle sobre os pensamentos alheios. Ainda que você se produza toda para um date, pode ser que a pessoa não repare na sua sandália de tiras prateadas, ou no seu batom vermelho, mas no jeito bonitinho como você fecha os olhos quando ri.
Mesmo assim, vale levar em consideração alguns detalhes comumente considerados mais sensuais na nossa cultura, e brincar com eles no look se e quando achar oportuno.
- Peças mais curtas são senso comum na hora de sensualizar. Mas você também pode apostar em uma saia mais longa e com fenda lateral, fazendo um jogo de mostra e esconde;
- As transparências também dão aquele toque de pele à mostra sem revelar tudo de uma vez;
- O salto alto também é comumente associado à sensualidade;
- No entanto, você não precisa se obrigar a usá-los. Em linhas gerais, a exposição do pé, os sapatos metalizados e os bicos mais finos podem dar esse toque sexy;
- Animal print no sapato também vale, se você curtir;
- Acessórios que balançam, como brincos grandes, costumam cumprir esse papel;
- Outro recurso é usar os acessórios para destacar partes do corpo que você gosta. Um colar que atraia o olhar para a área do busto, ou uma tornozeleira, são possibilidades.
Qualquer que seja a sua escolha para compor looks sensuais, vale sempre ter em mente o contexto cultural. Em alguns lugares do mundo, mulheres não usam blusas de alcinha porque a axila está associada aos órgãos genitais, por exemplo.
Saber o que culturalmente é associado à sensualidade pode te ajudar a transmitir a mensagem que deseja e dosar a sensualidade que quer adicionar ao look. Quando o contexto cultural é associado ao que você quer e deseja, você tem na mão as ferramentas necessárias para controlar sobre o que a sua imagem fala sobre você.