Esses dias, conversando sobre as maiores dificuldades que as mulheres sentem ao se vestir, ouvi que medir a adequação é uma dúvida grande.
Superficialmente, é fácil medir a adequação de uma roupa considerando as “regras” que cada ambiente possui e seguir por eliminação. No ambiente profissional, por exemplo, a roupa não pode expor tanta pele, por isso peças curtas e decotões não entram, mesmo nas empresas mais informais. Assim como numa festa de casamento, num salão tradicional, à noite, a gente não vai de jeans e teninhos.
Mas e quanto aos propósitos? Como saber que aquela roupa se enquadra? Trabalhar linhas e formas pode ser um quebra-cabeça um pouco mais complexo do que um post permite explicar, mas eu gosto de sugerir um exercício rápido para as minhas amigas e clientes:
Antes de se arrumar, anote em um papel algumas palavras-chave que têm a ver com o que você quer passar. Por exemplo, no trabalho, você pode escrever “seriedade”, “formalidade”, “conservadorismo”, “força” (tudo isso depende da sua personalidade, da sua profissão e do ambiente, essas são apenas alguns exemplos de coisas que as pessoas podem procurar quando trabalham em locais mais certinhos, mas poderiam facilmente ser substituídas por “criatividade”, “informalidade”, “facilidade ao lidar” e “delicadeza” se assim fosse o objetivo, ou mesmo uma mistura delas). Quando vestir uma roupa, olhe-se no espelho e preste atenção nas primeiras palavras que vierem na sua cabeça quando você vir sua imagem refletida. Essas palavras estão em sintonia com a sua listinha?
Se elas não casarem, veja se é possível trocar uma cor, textura ou até eliminar/adicionar um acessório. Um detalhe pode fazer uma diferença incrível! Então, vamos supor que você esteja procurando “casualidade”, mas ao mesmo tempo “seriedade” e “força”, mas sua roupa está mais “casual” do que “séria” e “forte”, como no look abaixo. Basta trocar a blusa por uma camisa de botões ou mesmo por um tricô mais escuro, como o grafite, e colocar um acessório mais imponente que o resultado se aproximará do que você quer.