O primeiro passo para se tornar uma personal stylist ou consultora de imagem é estabelecer os seus objetivos. Aqui você encontra as principais perguntas a se fazer e por quê.
Uma vez feito isso, é preciso entender a diferença entre a consultor de moda, consultora de imagem e personal stylist. Neste vídeo, as diferenças ficam bem claras.
O que fazer para se tornar uma consultora de imagem
Frequentar bons cursos é obviamente importante. Mas complementá-los, especialmente com muita leitura e prática é indispensável.
Não interessa a nossa idade e nem o tempo de experiência, estudo nunca é demais. Eu continuo estudando e fazendo novos cursos todos os anos, mesmo atuando há uma década.
No começo, você vai trabalhar de graça (faz parte do investimento). Praticar em clientes “cobaias” é essencial para o processo de aprendizagem, por isso disponha-se a atender parentes e amigos.
Ao fazer isso, trabalhe não somente nos resultados, mas na sua metodologia também. Questione-se se aquela é a melhor abordagem para seus clientes ou se é possível fazer diferente para atingir outros resultados.
Planejamento é fundamental.
Planeje-se para investir seu dinheiro em cursos em livros, mas, principalmente, seu tempo. Ainda que faça cursos intensivos, você vai precisar de tempo para estudar.
O tempo para ter o retorno de investimento depende de inúmeros fatores, mas um profissional dessas áreas demora de 3 a 5 anos, em média, para se estabelecer.
Você pode começar trabalhando em meio período (já que vai precisar atender em horários alternativos, de qualquer forma) e aumentar sua disponibilidade aos poucos.
Lembre-se: estabelecer metas e ter perseverança e paciência para atingi-las é a chave para ser bem sucedida. Isso porque uma consultora de imagem é uma profissional autônoma e seus resultados dependem unicamente de seu esforço.
[banner group=’manualci’]