Para algumas pessoas, a passagem do ano não significa muita coisa. Para outras, é um sopro de esperança, uma mudança de ciclo, uma oportunidade de renovação. Ainda que você fique no primeiro grupo, te pergunto: como será a sua relação com o armário em 2015?

Muita gente acha que se preocupar com a imagem, seja contratando uma consultoria ou estudando o assunto de outras formas, é tornar-se escravo dela. Muito pelo contrário. Se preocupar e dedicar um pouquinho de si a entender essas estratégias é se libertar. Das escolhas ruins, da insatisfação na frente do espelho, da falta de tempo para fazer outras coisas porque o ritual de se arrumar é lento e doloroso (prova, não gosta, troca, arruma, prova outra, não gosta, troca de novo…) e de tantas outras consequências.

Que tal, então, separar um tempinho desse começo de ano (pelo menos enquanto ele não começa oficialmente) para pensar nisso? Aqui vão 6 dicas para uma melhor relação com a sua imagem neste novo ciclo.

1. Permita-se.

Um dos maiores problemas que vejo quando converso com as minhas clientes é que elas simplesmente não se permitem. Não se permitem alguns momentos de reflexão para se conhecerem melhor, para entenderem quem realmente são e o que querem, para cuidar de si e para se dar o carinho que tanto merecem. Eu sei que a vida anda cada vez mais corrida e exigindo tanto de nós mulheres: trabalho, casa, marido, filhos, estudos, academia, etc.. Mas, pensa comigo: se você não se permitir um minutinho longe de tudo isso, se não se permitir cuidar de si, como vai poder cuidar de todo o resto?

2. Desafie-se.

Sabe a boa e velha zona de conforto? Então… Ela te atrapalha, às vezes. Especialmente no que diz respeito ao seu armário. Que tal começar a se desafiar a fazer pequenas coisas todos os dias? Vale colocar um batom mais forte, usar um esmalte diferente, misturar duas estampas em um mesmo look e até usar aquela peça toda especial em um dia “qualquer”… Alguma coisa, ainda que pequena, mas que você jamais pensaria. Quem sabe isso não te dá coragem para passos maiores, em outros campos da vida?

3. Experimente.

 Aprender é errar. Sabe aquela ~tendência~ que você acha liiiinda em outras mulheres, mas não teve coragem de testar? Vá até a loja mais próxima e leve uma seleção de peças para o provador. Você só vai saber se aquilo vai funcionar – e como – se tentar. Parece óbvio, mas eu canso de ouvir mulheres falando que adorariam usar isso ou aquilo, mas não sabem como fazer dar certo. Aí, quando eu pergunto se já tentaram, a grande maioria diz que não. Que tal sair da estatística?

 4. Aprenda.

Eu não sei você, mas eu não consigo passar um dia sem aprender pelo menos uma coisa nova. Eu levo isso para todas as áreas da minha vida, então vale qualquer assunto. Mas, aqui eu quero que você exercite isso consigo mesma. Que tal explorar alguma coisa aí que você pode ter deixado pra trás? As cores que ficam mais bonitas, as modelagens que valorizam mais o seu corpo, um jeito novo de combinar a sua calça favorita…

5. Edite.

A essência pode permanecer a mesma, mas a gente muda todos os dias. Por isso, não adianta querer começar o ano com um armário e terminar com exatamente as mesmas peças sendo usadas do mesmo jeito. Em um ano tanta coisa acontece! Você pode ser promovida, engravidar, resolver mudar de área, encontrar o amor da sua vida, mudar de país… Torne uma prática o olhar cuidadoso com o seu armário. Todas as peças precisam estar ali? Todas te representam da melhor forma ou alguma precisa de um olhar novo, seja uma transformação física ou apenas no jeito de combinar, para que fique mais condizente com quem você é?

6. Doe.

Às vezes, aquilo que não te serve mais (física ou “psicologicamente”), pode ser perfeito no armário de outra pessoa. Se você experimentou e viu que não rolou mesmo, que não vai passar por essa editada no armário, que não cabe mais na sua vida e vai embora mesmo, coloca na pilha pra doar. Sempre tem alguma parente, amiga, conhecida ou até alguém que você nunca vai encontrar precisando.
Quando a gente deixa que outros deem vida para aquilo que tá morto no nosso armário, a gente recebe muito mais em troca. Começando pelo espaço para novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *