Como ter mais criatividade para se vestir
Vira e mexe eu recebo mensagens nas redes sociais de mulheres que querem libertar o próprio estilo. O que as impede é, segundo elas, a falta de criatividade para se vestir.
No geral, quem tem essa queixa se sente muito básica e quer montar looks mais ousados. E a primeira pergunta que eu faço é: você é básica mesmo?
Há quem tenha um estilo básico, e que não é sinônimo de falta de criatividade para se vestir. O básico – entendido aqui como versátil – é a maneira como a pessoa expressa a personalidade pro mundo. É o que faz sentido na vida dela e é a tradução, em imagem, da essência dessa pessoa. Estilo é sobre isso, afinal. E se a gente tenta fugir disso, acaba se sentindo fantasiada de alguém que nós não somos.
Mas há também quem se defina básica querendo dizer, na verdade, que não tem usado looks que expressem o que de melhor ela quer mostrar pro mundo. É a sensação de que é possível ir além, de que faria sentido usar mais cor, estampas, misturar acessório… Enfim, sair daquela zona de conforto que, apesar de bem conhecida, não está tão confortável assim.
Para isso, não tem segredo. É preciso experimentar. Faça uma lista do que você quer, separe uma tarde, vá para a frente do espelho e tente.
Mas e se ficar ruim? E se eu não gostar? E se…?
É só trocar! Tentar de outro jeito, com outras cores, outras estampas, outro colar, outro brinco… Não tem outro caminho para usar mais criatividade para se vestir, senão soltando a criatividade. E se você está lendo esse post, eu aposto que a sua já está pedindo para ser livre.
Exercícios para ter mais criatividade para se vestir
Agora, se você não tem a menor ideia de por onde começar, e nem sabe se quer mais estampas, ou mais texturas, ou tudo junto, alguns exercícios podem ajudar.
- Dê férias para as suas calças jeans. Sabe aquela peça que já anda sozinha? Coloque numa sacola e deixe sob custódia de uma amiga. Tire-a, temporariamente, da sua vida. “Ah, mas eu não uso calça jeans…”. Então separe a peça equivalente, que serve de apoio quando você não sabe o que vestir. Ao se livrar da peça que “vai com tudo”, você é obrigada a se virar nos 30 com o que tem aí e fazer novas combinações;
- Proponha-se a misturar cores e usar mais estampas. Se você nunca usa estampas e cores, não precisa começar se jogando no color blocking. Misturar calça verde, blusa laranja, casaco roxo e sapato vermelho pode ficar ótimo em quem já está acostumada ao colorido. Mas, se até outro dia essa não era a sua praia, começar no nível hard vai causar desconforto. Então, misture cores na blusa e no brinco, no sapato e no colar… Ainda que só você perceba a diferença, sentir que é possível vai te dar coragem para passar para a próxima fase;
- Use acessórios. Se você evita usá-los em alguma circunstância, comece a acrescentá-los ao look. Pode ser um colar discreto, brincos pequenos… Ou, se você já usa acessórios com frequência, tente misturá-los. Colares de diferentes materiais, cores e texturas, aneis, brinco com colar, e por aí vai;
- Mude a função de alguma peça. Aquele vestido sem alças pode virar uma saia. Ou uma blusa, se usado com uma saia por cima. Se quiser começar aos poucos, tente transformar um colar em pulseira, enrolando-o no pulso;
- Seja prática. Não existe milagre, é preciso tentar. O pior que pode acontecer é você experimentar algo que não gosta. Aí você muda o look, e tá tudo bem.
Você sabe o que é que falta para você ter mais criatividade para se vestir? Então me conta, e bora resolver isso aí!