mulher veste sobreposição de vestido com saia transparente e hotpant no meio da cidade

Como usar camadas ou sobreposições em 2019

De longe, um dos truques mais fáceis que uma pessoa pode usar ao montar looks é brincar com camadas.

Sobreposições dão mais possibilidades pra quem quer aproveitar o armário, equilibram mensagens mais óbvias que as peças carregam isoladamente e ainda fazem com que qualquer look pareça muito mais arrumadinho.

Por isso, é até meio bizarro fazer um vídeo falando que sobreposição é tendência. Mas a moda tem dessas, né?

Convenhamos, a menos que a gente sofra uma mutação genética que nos dê uma perna, um braço ou uma cabeça a mais, é isso aí… Todas as modelagens meio que já foram criadas.

Como sobreposição virou tendência?

Dois dos principais nomes das semanas de moda, Balenciaga e a Chanel, levaram essa ideia da sobreposição ao extremo nas passarelas de outono-inverno 2018-19 (o que acaba inspirando o inverno 2019 do Brasil).

Na passarela, a proposta veio sim com uma cara de Joey Tribianni, mas isso não quer dizer que na vida real você precisa sair por aí com 9 camadas de roupas.

Joey Tribiani vestindo as roupas do Chandler em episódio de Friends e imagem do desfile masculino da Balenciaga

Imagem: Cosmopolitan

Como usar sobreposições – independente de ser moda?

Camadas significam proteção. Não só no sentido funcional – como proteção ao clima – mas também no sentido da comunicação.

Então é importante pensar: do que e quanto você sente que tem que estar protegida?

E, além de se proteger, o que mais você quer comunicar?

Um dos pontos principais dessa proposta é usar as camadas para misturar peças completamente diferentes, como uma blusa básica de malha por baixo de um vestido de festão e talvez uma jaqueta bem esportiva. Ou seja, na prática, você pode dosar pra que lado você quer que a sua comunicação penda mais.

Vamos supor que você quer usar o lance da proteção, mas ainda quer projetar alguma doçura ou sensualidade, valorizar o corpo. Você pode usar mais sobreposições de materiais mais leves, transparentes, que fiquem bem evidentes, passem a mensagem das camadas, mas sem tanto volume.

No verãozão, aliás o lance das camadas pode funcionar bem com peças mais leves e fazendo o esquema “pra baixo”, que eu falei no vídeo sobre como se vestir para o calor.

Imagem: Pinterest

E a camada também conta no acessório, incluindo de formas menos óbvias como esse uso da body chain que apareceu no desfile da Alexander McQueen – e que eu mostrei no vídeo.

A “regra” para usar camadas em 2019

A regra para as camadas de agora é meio que não ter regra. Nem de cor, nem de formalidade, nem de altura entre as camadas. Inclusive, é até bacana brincar com as proporções e com um toque de “absurdo”, como por exemplo colocar uma pantacourt por cima de uma calça sequinha.

Mas a maioria das pessoas não é tão ousada ou não transita por um ambiente que facilite o uso de coisas tão diferentes. Ter algum elemento em comum entre as camadas – uma cor, um material, algo na proporção – sempre facilita.

Sobreposições com lógica de peso invertida

Uma das variações interessantes do uso de camadas agora são as camadas transparentes. Antes, era melhor seguir uma lógica de peso: do mais leve pro mais pesado. Agora, apesar de ser algo mais complicado pra levar pra “vida real”, as marcas misturaram mais com camadas transparentes e leves por cima, em vez de só no meio de camadas/por baixo de peças pesadas.

Isso já tinha rolado uns anos atrás, inclusive era comum ver imagens de street style de porta de desfile de mulheres de calça jeans por baixo de um saião de tule, mas já parece ser uma proposta com outros materiais também. Um truque é ter uma camada de baixo que seja ou mais colada ou não tão mais pesada do que a camada de cima.

Imagem: Claudia Li SS 19 Via Vogue

No vídeo, também mencionei as sobreposições fake, ou seja, camadas embutidas em uma única peça. Elas também ajudam, mas rendem menos possibilidades dentro do armário. A vantagem é estudar as camadas da peça para entender como recriar com as peças avulsas que você tem.

As vantagens da camada no ambiente de trabalho

O interessante dessa proposta é que ela pode ser adaptada ao gosto do freguês. E pode ser uma aliada bem importante ao levar outras vontades para o ambiente profissional: como transparências ou peças modernas demais.

No caso da transparência, a camada extra pode cobrir mais do corpo, por baixo, ou mais da transparência, se usada por cima. Nas peças mais moderninhas – seja por cor, modelo ou alguma modelagem mais inusitada – as camadas mais estruturadas, neutras e menos chamativas podem servir como um ponto de equilíbrio.

Vale sempre considerar o quanto você quer se mostrar “armada” ou “protegida” em relação ao seu interlocutor, pra não sobrecarregar a imagem, ok?

Imagem de destaque (editada): Alex Iby via Unsplash

imagem para o pinterest. fundo roxo, quadrados brancos em borda preta espalhados. retangulo branco central com borda preta e título como usar looks com camadas em 2019