Como montar looks de estilo mais maximalista

A treta eterna da moda: minimalismo, porque tá todo mundo cansado de ver um monte de cor e estampa, além das misturas loucas e do esforço pra coordenar tudo isso ou maximalismo, porque é uma forma de expressar todo o seu potencial artístico pela forma como você veste?

Essas 2 correntes vão se alternando e às vezes coexistindo na moda desde sempe, mas nos últimos anos parece que o maximalismo tá com mais força nesse cabo-de-guerra. Aquela proposta meio go big or go home.

Minimalismo vs Maximalismo

Quando a gente fala de estética, minimalismo e maximalismo nada têm a ver com a quantidade de coisas que se veste e sim com as informações.

Um look minimalista tende a ter menos cores, porém materiais mais estruturados e modelagens mais arquitetônicas que podem chamar tão ou mais atenção do que algumas peças sequinhas em cores e estampas misturadas.

Apesar de muitas vezes se ater a uma cartela mais neutra, a estética minimalista se trata de explorar as formas – inclusive de forma exagerada – trazer mais estrutura e brincar com as proporções.

 

mulher veste tricô estruturado rosa com bolsa retangular marrom tira-colo
Imagem: Pinterest
Imagem: Fashion Snap

Por mais controverso que pareça, algumas pessoas que curtem essa estética minimalista acabam tendo muito mais peças do que a galera que vai com força total pro lado do maximalismo – já que quando você perde o medo de misturar informações e brincar com as possibilidades, menos peças rendem muito mais possibilidades.

Já o maximalismo se trata de explorar as estampas, as misturas, as cores e as incontáveis possibilidades em uma mesma roupa – sem medo do excesso.

Mulher de braços cruzados veste suéter cinza de ombros exagerados com pelugem na altura da barra e saia azul com flores laranjas, meia de lurex prata e sandália de veludo azul com detalhes no salto - bem maximalista!
Imagem: belletag
Look maximalista até no cabelo. Mulher de cabelo azul veste casaco de pêlos listrados com calça de paetê turquesa
Imagem: Stylecaster

Maximalista na vida real

Em um primeiro momento, parece difícil se apropriar do maximalismo no dia-a-dia. Especialmente em alguns lugares, a estética pode chegar ao limite da fantasia. Mas dá pra dosar!

Um jeito fácil é escolher uma peça que carrega essa mistura de informações em seus recortes. Dessa forma, você não precisa se preocupar tanto como a quantidade de misturas e ainda tem uma peça que serve de elemento de transição para misturas que talvez você tivesse medo de tentar:

blusa de mangas com recortes em laranja, preto e estampa PB - um começo para o maximalismo
Imagem: Pattern Review
Jaqueta maximalista com mistura de veludo laranja com recortes estampados e bordado
Imagem: Zara

Peças de transição: um truque para looks maximalistas

Ter elementos em comum entre as peças ou lançar mão de uma “peça de transição”, como eu expliquei no vídeo, é outra estratégia útil…

 

 

Mulher maximalista veste casaco estampado de fundo roxo e detalhes laranjas, blusa listrada PB, calça estampada com detalhes em preto e branco e losangos laranjas e botas coturno.
A calça serve como peça de transição deste look minimalista que mistura cores, estampas e volumes. Imagem: Pinterest
Mulher de estilo maximalista veste saia xadrez colorida com moletom turquesa e sandália bordô com plumas em uma das tiras.
A saia faz a transição entre as cores e entre o nível de formalidade das peças. Imagem: Livingly

A distribuição de informações no estilo minimalista

Não é regra, mas ajuda: quanto maior o número de informações em termos de cores e estampas, melhor a  distribuição entre eles.

Ou seja, variar o tamanho dos desenhos e também os espaços que essas peças ocupam no look ajuda bastante.

Mulher de estilo maximalista veste casaco estampado oversized com blusão com estampa colorida e quadriculada, jeans rasgados, bolsa amarela e azul estruturada.
O casaco tem estampa maior e ocupa mais espaço do que a blusa que tem estampa de tamanho médio e ocupa menos espaço no look. Imagem: Harper’s Bazaar

No look acima, também vemos que a cartela deé limitada a poucas cores coloridas, além do preto, branco e jeans mais neutro. Como expliquei no vídeo, não é uma regra, mas pode ajudar se você ainda tá começando a explorar as misturas.

Nesta foto, a proporção entre estampas mais ousadas em modelagens mais simples também funciona como exemplo de ponto de partida para quem tem vontade, mas ainda sente algum receio em ousar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *