Melhorando o guarda-roupa profissional

Seu trabalho exige uma aparência mais tradicional, montada com muitas peças de alfaiataria? Por conta disso, você acha que é preciso ter um armário em que todas as peças parecem as mesmas?

Trago boas notícias: você não precisa ter o armário de um personagem da turma da Mônica!

A não ser que a sua empresa possua um dresscode bem restrito definido, como um uniforme mesmo, tá liberada.

Armário profissional versátil

Um armário variado demonstra que não ficou parada no tempo. E principalmente, também um tanto da sua personalidade. Sim, é importante lembrar que a qualidade conta mais do que a quantidade.

Mas é bem possível transmitir quem você é e manter uma imagem corporativa ao mesmo tempo. Afinal, quando você foi contratada, entre tantas outras opções, o que fez a diferença?

Com certeza a sua personalidade!

Conjuntinhos no trabalho

Conjuntinhos, terninhos e tailleurs são funcionais em ambientes consevadores. Porém, algumas pessoas usam versões muito conservadoras e acabam variando apenas nas cores.

É verdade que, neste caso, cores não-neutras, muito claras e vibrantes podem ser perigosas. Mas com o tecido certo fica bem bacana.


Independente da cor e do tecido, procurar versões atualizadas é fundamental.

 

Usando cores no trabalho

Guarda-roupa corporativo geralmente se resume a 3 cores: branco, preto e cinza. Entendo que são clássicos, transmitem certas mensagens e são fáceis de cordenar entre si. Mas além de não favorecerem qualquer um, usar as cores como maneira de diferenciar as roupas não exige muito esforço.

Procure neutros diferentes, como marinho e off white. Neste caso, a modelagem das peças pode ser clássica ou mais atualizada. Cordenar esses neutros com outras cores mais vivas ajuda a movimentar a imagem também.

Pensar em cordenações entre coloridos, como azuis e rosa, é um passo mais avançado. Vai funcionar em ambientes minimamente criativos. Mas um ótimo exercicio!

 

Equilibrando cores neutras no trabalho

Adora um monocromático escuro? Lembre-se que cores escuras (como marinho, chumbo e, principalmente, preto) são super austeras. Quebre esse impacto misturando modelagens e materiais mais “acessíveis” e crie um ponto de cor/luz com um cintinho ou um acessório colorido.

Se não estiver pronta para desapegar-se do trio segurança (preto, branco e cinza), deixe de lado o terninho preto simples com camisa branca basica.

É possível fazer escolhas e cordenações menos óbvias. Um exemplo: colocar um tomara-que-caia branco sobre a camisa branca e um cinto na mesma cor. Na foto um, a calça cenoura, menos ‘certinha’, é a finalização perfeita.

A camiseta estampada e o corte cenoura da calça também quebram a formalidade excessiva do look do meio e deixam muito mais jovem.

Já o terceiro exemplo também reúne as três cores de maneira mais fresca. As listras da calça com a camisa bicolor e o paletó branco são responsáveis por esse resultado.

Cores claras no trabalho

Combinar peças claras, especialmente em cores mais neutras, deixa o visual mais leve pro verão. Isso também evita que você se sinta sufocada com tantas cores pesadas.

Além das cores, as formas contribuem muito para um look fresco, porém seguro.

Você pode sair do feijão-com-arroz das modelagens retas e opte por saias em A, camisas mais larguinhas, modelagens croppeds, pantalonas… As possibilidades são inúmeras!

Vestidos no trabalho

Vestidos são um coringa pela sua praticidade na correria diária. E também são opções fáceis para renovar o armário profissional.

Peças sem decotes, que não são justas e curtas excessivamente são o ponto de partida. Mas podem ter algum diferencial, como as estampas e recortes dos vestidos abaixo.

No trabalho, atenção aos detalhes

Para não ter medo de errar, escolha peças básicas que foram incrementadas por algum detalhe específico. Bons exemplos são as mangas largas e rendadas no look básico de Bibhu Mohapatra ou a pala assimétrica com drapeado DKNY.

Já os recortes deslocados para áreas que não comprometem nenhuma parte íntima são outra maneira genial de sair do basicão.

Se estes forem muito chamativos, procure peças com recortes quase imperceptíveis que acrescentam aquele “je ne sais quoi”.

Inserir elementos como estampas, padronagens, texturas e afins também torna tudo mais interessante.

Dá para usar de uma forma menos chamativa, em looks monocromáticos, sim. Mas também arriscar combinações mais coloridas. Neste caso, os modelos tradicionais das peças ajudam a balancear o look mantendo a formalidade que o ambiente exige.

Quando as estampas coloridas são inseridas em pequenas porções, o resultado fica mais descontraído sem ficar informal demais também.

Transparência no escritório?

Agora vamos à algumas mudanças de conceitos…

Peças transparentes revelam a pele e por isso têm uma conotação mais sensual. Mas ainda dá para usá-las no ambiente de trabalho sem que seja inapropriado.

É indispensável colocar aquela segunda-pele bem comportada sob a peça transparente, para que a pele revelada seja só em pontos menos problemáticos, como os braços.  No look de Richard Chai Love, a blusa por baixo ajudou a amenizar o decote também.

Na polo azulona da Rachel Roy a transparência sobre o vestidinho nude fez com que a cor ficasse menos chamativa e a cordenação com o rosão chocasse menos também.

Roupa de trabalho no verão

Guarda-roupa de trabalho não precisa ter aquela cara de inverno!

Especialmente em um país tropical, como o Brasil. E em um mundo em que os verões estão cada vez mais quentes.

Por isso, incorpore peças frescas sem perder a elegância!

O segredo é investir em peças comportadas em cores mais claras e modelagens mais soltas e tecidos mais leves. Modelos como o coletão boyfriend da Preen – que nada mais é do que um paletó sem mangas – também são especialmente úteis!

Melhorando o look da Casual Friday

Casual friday para você é sinônimo de jeans e camiseta? O significado pode ser outro – muito mais apropriado!

Camisetinha básica, aliás, só se for para amenizar o decote de um vestido bem bacana, como este Elie Tahari de alças.
A terceira peça ajuda a manter um grau de formalidade, mesmo quando mais despojadas e coloridas. E maxissaia, sim! E por quê não?

É confortável e super elegante e esse look é perfeito para passar não deixar a imagem muito relaxada só porque é casual day.

Antes de comprar roupas pro trabalho

Para algumas coisas que eu falei aqui, talvez aquela tarde de compras se faça necessária. Mas orçamento comprometido também não é desculpa! Saiba que não é preciso investir em novas peças para sair da monotonia.

Use o que já possui e aplique truques de styling. Alguns exemplos são: amarrar um cintinho fino sobre o paletó; levantar a gola; arregaçar as mangas e dobar a barra da calça. Esse tipo de acabamento fica mais moderno, atual e acessível. Além de funcionar naquilo que já existe no seu armário.

Sobreposições são ótimas e isso você já sabe! Mas experimente mudar as proporções das peças – parte de baixo mais longa que a de cima,  manga mais curta no casaco do que na camisa, etc.

Complete com acessórios espertos – pois o investimento é menor e a versatilidade é muito maior. Lenços e sapatos como o oxford são um bom começo.