Como comprar a calça jeans perfeita pra você

De uniforme de mineradores e operários para símbolo de juventude rebelde para peça mais democrática do mundo: a calça jeans tem uma história e tanto!

Apesar de não vestir uma há quase 3 anos, eu gosto do fato da calça jeans ser uma peça que independe de genero, idade, classe ou qualquer outra construção social… é uma peça que hoje pode ser vista em praticamente todo mundo.

Ainda assim, dá pra encontrar um jeans que seja mais a nossa cara do que outro. Eu expliquei esse assunto com vários detalhes no vídeo acima, mas você também pode pegar os pontos principais no texto aqui embaixo.

Onde usar a sua calça jeans

A primeira coisa que a gente pode pensar ao procurar um jeans é no nível de formalidade esperado. Esse é um jeans pra baladinha, pro dia-a-dia ou para encarar a casual friday daquela empresa mais conservadora?

Pode parecer bobagem pensar nessa diferenciação, já que uma mesma calça jeans vai a tantos lugares, mas é mais fácil adaptar o jeans da casual friday para os outros ambientes, se você trabalha em um lugar super formal que precisa desse tipo de estratégia no código de vestuário, do que adaptar aquele seu jeans rasgadão para fazer o caminho contrário.

Quanto mais escuro, estruturado (no sentido de não ter muito elastano e ser mais encorpadinho) e sem lavagens, mais sério esse jeans vai parecer.

mulher loira magra e alta veste calça jeans com blusa de tecido fluido bege e cinto de onça

Imagem: Au Feminin

Se ele tiver bolso faca, cós com acabamento de alfaiataria e pesponto (aquela costurinha) pouco aparente, mais sofisticado ainda.

parte inferior do corpo de mulher andando com calça jeans em corte de alfaiataria, camisa estampada e sapatos de salto vermelhos

Imagem: Talbots

Já quando é mais claro, tem muitos pespontos, inclusive fazendo aqueles desenhos nos bolsos traseiros, rasgos, lavagens e outros detalhes, ele é mais informalzão. Os caimentos extremos, como os super justos ou largões, tipo o estilo boyfriend, entram nessa categoria também.

Se o seu foco é usar o jeans mais à noite, em baladinhas e afins, dá pra pensar naqueles jeans mais ajustados com algum detalhe. Os “embelishments”, aqueles bordados, tachas, pérolas, pedrarias e outros detalhes, aliás, estão fazendo um retorno aí na moda. Inclusive, me conta nos comentários se é uma proposta que você adora e nunca nem abandonou, se vai adotar com moderação ou se prefere o seu jeans mais básicão mesmo?

Veja mais dicas para combinar seu jeans e usá-lo no trabalho, na balada e em outras ocasiões.

O jeans certo para o seu estilo

Jeans parecem todos iguais, mas os detalhes podem fazer com que ele tenha a sua cara ou seja só mais um.

Vamos supor que você vai usar o jeans em ambientes mais informais e mesmo sem ir pra balada, você curte um look mais sexy… as tais das pedras e aplicações brilhosas podem ser uma estratégia interessante pra usar jeans sem perder a personalidade.

Já se você até curte valorizar as curvas, mas prefere algo mais discreto, o skinny clássico pode ser ótimo.

Quem gosta de um ar mais rebeldão pode se interessar pelos modelos “destruídos”, com rasgos e desgastes.

jeans rasgados vestidos por uma pessoa magra, descalças e de unhas pintadas em foto preta e branca.

Imagem: Grailed

As calças rasgadas são um ótimo exemplo de como a gente precisa pensar antes de adotar alguma moda – já que a mensagem pode ser oposta ao que a gente precisa comunicar (expliquei melhor no vídeo!).

Então antes de escolher, começa pensando em como você quer se sentir/o que quer comunicar.

Caimento: encontrando o jeans perfeito

Caimento é fator decisivo.

Eu já expliquei porque é tão difícil encontrar uma calça que sirva, então sim, provavelmente você vai ter que ajustar a barra e a cintura da sua calça jeans.

Mas no caso específico do jeans, tem que ficar atenta: por conta das lavagens, mesmo aquilo que em teoria seria ajustável, na prática não é.

Os bolsos traseiros, por exemplo, fazem a maior diferença na forma como o jeans define o seu bumbum. Seja pelo tamanho ou pelo espaçamento, se você tentar desmontar e mover, várias coisas podem dar errado por conta da diferença da linha do pesponto ou da lavagem da peça.

Como eu expliquei no vídeo, com detalhes e imagens, você também precisa ficar de olho nos detalhes dos bolsos: pespontos, abas, recortes podem trazer mais atenção pra região.

parte inferior do corpo de mulher de costas com a mão na cintura vestindo calça jeans com bolsos traseiros bordados

Imagem: Carvenders

Altura do cós, largura das pernas, especialmente da boca, e também altura da barra… se você quer o jeans perfeito, vale olhar para cada um desses pontos.

A barra, inclusive, deve ser escolhida de acordo com o calçado que você pretende usar mais.

Com relação ao caimento em geral, jeans é a típica peça que pode mudar completamente de caimento conforme a gente usa. Mas dá pra prever se ela vai lassear muito ou ficar justíssima, sem nenhuma alteração, quando você ainda tá no provador.

3 anos sem vestir jeans: como consegui

Se você chegou aqui e ainda não superou aquela história de que eu não tenho uma calça jeans no meu armário e sequer visto uma calça jeans – que seja no provador – há quase 3 anos, calma! Te explico melhor e te convido a fazer alguns exercícios que podem ser bem importantes pra destravar os seus looks!

Eu gosto da calça jeans e acredito que ela pode ser muito interessante.

Mas não para as minhas prioridades de estilo. Eu consigo encontrar o mesmo nível de formalidade de uma calça jeans, mas com muito mais do meu estilo e do que eu considero confortável em outras peças do meu armário – e é isso que eu sugiro que você reflita também.

Por que você usa jeans?

Você passou a usar jeans porque ele é “fácil” e “democrático” ou porque realmente tem a ver contigo?

Pensar nisso é importante não pra desapegar das suas calças também, mas porque às vezes essa simples peça pode ser o motivo pelo qual o seu armário parece não ter opções, mesmo quando tá cheio de peças…

O que acontece é que existem gerações de pessoas condicionadas a comprar uma blusa ou camisa toda cheia de personalidade e em seguida já pensar “boto com um jeans e pronto”.

Na correria do dia-a-dia, isso faz com que aquelas outras calças super interessantes, as saias e até os vestidos que você comprou para sair do básico fiquem esquecidas no armário e você pareça sempre igualzinha.

Por isso, já faz um tempo que eu desafio algumas alunas e clientes a darem férias para a calça jeans por pelo menos uma semaninha, como um jeito de se forçar a olhar para o que também existe no guarda-roupas… Mas se uma semaninha te assusta, você pode dar um pequeno passo e aderindo à #jeanslesstuesday!

Um dia de exercício já é um passo enorme para ampliar o seu olhar.

PRECISA DE AJUDA PARA DESCOBRIR AS MELHORES PEÇAS PRA VOCÊ?

Saiba mais sobre os meus processos de consultoria de estilo individual ou venha para um dos meus cursos de estilo.

como comprar a calça jeans perfeita pra você: imagem para o pinterest com uma calça jeans em fundo branco com celular no bolso e itens de maquiagem ao redor. imagem unsplash

Imagem de fundo: Emma Matthews on Unsplash