Livros de moda: análises mais profundas deste universo

Nos últimos tempos, a categoria de livros de moda tornou-se cada vez mais abrangente. Se antes o mercado era visto como superficial, hoje ele é objeto de estudo acadêmico de várias áreas diferentes.

Isso ajuda bastante porque, independente da sua área de atuação, para ser um bom profissional é preciso estudar muito.

Os livros mais básicos de história da moda são o melhor ponto de partida, especialmente se você não é muito habituado a ler. Mas se empenhar em análises profundas é indispensável para entender melhor a área.

Estudar qualquer área da moda e do vestuário envolve estudar um pouco de história, antropologia, sociologia e até psicanálise. Por isso, os livros de moda abaixo deveriam estar no repertório de qualquer profissional.

imperioimpério do efêmero

Neste livro, o celebrado (e polêmico) filósofo Gilles Lipovetsky defende que a moda é um fenômeno ocidental e reflete sobre como ela vai muito além da diferenciação social. Essa é uma leitura mais densa, que requer mais atenção do que as outras recomendadas neste site, mas é citação garantida em boa parte dos livros da área.

Ou seja: é melhor ir direto à fonte!

A moda e seu papel social

Diane Krane também defende que a moda vai além de fator de diferenciação. Ela demonstra “como sua função de indicar status social foi gradativamente alterada, nas sociedades contemporâneas, para a de fator de construção da identidade do indivíduo”.

Saiba mais sobre este livro aqui.

O sistema da Moda

Obrigatório na prateleira de qualquer profissional que estude moda e vestuário, neste clássico Roland Barthes faz uma análise semântica do tema. O livro é um estudo das estruturas da moda a partir de como é escrita em revistas da área.

Sociologia da Moda

Menos conhecido, mais novo e muito mais curto do que os citados anteriormente. E ainda uma leitura igualmente enriquecedora. Frédéric Godart discute a moda como fato social completo e seus vínculos com a economia, política, consumo, lazer e das artes.

Você pode garantir a sua cópia aqui.

Texto atualizado em outubro de 2017.

[banner group=’manualci’]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *