Nada mais desagradável do que comprar uma calça e ver a tinta desbotar sem nenhum pudor. Antes mesmo de pagar a fatura!
Às vezes, a surpresa vem depois da lavagem. Você tira as coisas da máquina e descobre que ela tentou colorir todo o resto.
Embora em casos extremos, bastem algumas horas. A descoberta vem com manchas no corpo, roupas e até na bolsa escolhida pro look.
Afinal, por que isso acontece?
Em resumo, pouca preocupação na hora da fabricação do tecido.
Esse tipo de problema é mais comum em peças de sarja de algodão ou linho em cores sólidas e escuras.
Principalmente em materiais pesados – quanto maior o peso, mais fácil disso acontecer.
As fibras naturais têm suas vantagens, mas desbotam muito mais facilmente do que fibras sintéticas. Outro ponto é que para conseguir cores realmente escuras, as naturais pedem um capricho extra.
Sobram 2 caminhos pra quem produz: investir em pigmentos melhores ou carregar na tinta e dar uma segurada no acabamento (reduzindo os cuidados de enxague).
Depois do advento do fast fashion, as marcas começaram a competir por preços mais baixos, ou seja… a maioria acaba optando pela segunda via.
E quando não rolam aquelas lavagens para criar um efeito de desgaste, a tinta fica toda ali.
O fato é que se a roupa solta esse tanto de tinta logo de cara, não vale o stress e nem a compra. Mesmo que seja bem barata.
Evitando surpresas pós-compra
Talvez você não tenha a completa dimensão da dor de cabeça que te espera, mas é possível ter uma ideia antes mesmo de sair da loja.
Para isso, você vai precisar andar com um pedacinho de malha 100% algodão branca quando for às compras. Um quadradinho pequeno vale (de repente, de alguma camiseta velha?).
Aviso: pode parecer um ritual um tanto esquisito, mas funciona.
No provador, você vai umedecer essa malha com um pouco de saliva e esfregar na peça. A ideia não é dar banho na roupa com a sua baba – pode ser um pedacinho bem pequeno, perto da barra mesmo.
Se “sangrar” – ou seja, se houver transferência de pigmento da peça para a malha branca – é sinal de que você vai se aborrecer…
Papel toalha ou guardanapo com água também podem servir para o teste, mas precisam do calor de um ferro para agilizar a transferência. Já a saliva vai causar uma reação e o algodão da malha vai absorver com mais facilidade, sem a necessidade de temperaturas elevadas.
E quando a peça já foi comprada?
Porém, e se você esquecer da sua malhinha de algodão? Talvez você tenha caído aqui justamente porque encontrou uma mancha azul marinho no seu tornozelo.
Calma! Dá pra dar jeito!
A primeira coisa é lembrar de separar roupas claras das escuras, na hora da lavagem. E tomar cuidado com cloro e alvejante. Isso já vai prevenir que a peça manche outras.
Mas você também vai precisar de algo que segure a tinta. Um jeito fácil é colocar um pouco de vinagre na água do enxague.
Outra possibilidade é usar um punhado de sal. Basta lavar a peça normalmente e acrescentar o produto na hora em que a máquina estiver enxaguando.
Et voilà!
Ambos são um fixadores naturais e não agridem o meio ambiente! Ao contrário dos fixadores químicos que são vendidos em armarinhos.
Pra garantir, não espere que a tinta solte na sua pele! Continue fazendo o teste antes da lavagem, por pelo menos mais 3 vezes.
Dependendo da quantidade de tinta e da qualidade dos materiais, isso pode levar algumas lavagens para ser resolvido.
post originalmente publicado em 1 de abril de 2015.
Imagem de destaque: Jixiao Huang em Unsplash
[banner group=’mcin’]
Antes de ler o post, eu já estranhava o fato de as pontas dos meus dedos ficarem manchadas quando eu usava uma calça jeans, que comprei numa fast fashion, e mancharem algumas peças que tenho, mesmo após três lavagens… Ontem fiz o teste nessa calça e fiquei apavorada! Medo!!! A pergunta que fica é: tenho de pagar caro por um jeans que não pinte meus dedos? Beijos!
Oi, querida! Em jeans mais escuros e sem lavagens (tratamento, não a lavagem de casa) é bem comum que isso aconteça… Não precisa pagar caro, não (eventualmente, isso pode acontecer nos caros também!). Só procurar com mais carinho. 😉 Beijos!
E se eu quiser tirar toda a cor de um shorts preto que tenho aqui, que apesar de velho ainda mancha tudo! Não queria me desapegar dele, como faço, gente?
Bom dia. Pior que fiz isto. Usei sal e vinagre e ja lavei 5 vezes. Não tem Jeito. So de pegar sai azul nas maos. Tem algum produto mais forte?
Olá Erika
Tenho uma echarpe, comprada em Burano (foi bem cara) e que solta tinta na roupa e no corpo.
Lavei e soltou muito pouca tinta na água.
Como fazer para que a tinta fixe?
Obrigada