Apesar deste ítem ser extremamente útil no armário de qualquer pessoa acima de vinte e poucos anos (o número aqui sofre variações de acordo com o estilo de vida e profissão), muitos homens ainda não sabem exatamente como adotá-la. Então, atendendo a pedidos, hoje vou esclarecer algumas dúvidas sobre o uso do paletó esportivo.
A começar pelo material, que é um dos elementos que vai definir o nível de formalidade. Quando feitos em tecidos mais sofisticados como os fabricados com lã, são mais arrumados e podem ser usados com calças sociais. Já os confeccionados em sarjas, veludos e variações são mais casuais e ficam perfeitos com calças jeans, ou com chinos.
A forma e os detalhes da fabricação também ajudarão a decidir se a peça será usada em ocasiões que exigem um maior requinte (como um ambiente menos formal de trabalho), ou apenas em momentos descontraídos. Basicamente, me refiro à existência (ou ausência) de forro e/ou estrutura. Neste caso, avalie também acabamentos, como os botões escolhidos. Quanto menos parecido com o paletó de um costume (que é forrado e bem estruturado), mais despreocupada poderá ser o resto da composição.
Na hora de combinar, ambos ficam bem com jeans e chinos, mas prefira os mais estruturados (em forma e em peso de tecido) para usar com as calças de trabalho. Esses tecidos, como o tweed, também não simpatizam com sneakers, porém conversam com coturnos, que ajudam a evitar que o uma aparência “madura” demais.
Falando nos tênis, quando o paletó é usado para sobrepor camisetas e polos, modelos mais coloridos (e levemente mais pesados) de tênis urbanos de lona, ou emborrachados, ficam ótimos, já com camisas é melhor optar por um modelo de solado baixo, como os converse (que ficam melhores ainda quando em couro ou camurça). Não preciso repetir que os modelos específicos para prática esportiva estão completamente vetados, né?
Os já citados coturnos podem ser usados para acrescentar peso em ambos os casos e os sapatos de couro, com ou sem cadarço, são perfeitos para levar o combo jeans+camisa+paletó para o trabalho ou outro ambiente que demande um mínimo de sofisticação.
Uma combinação básica para a meia estação, porém vista com pouca frequência (e por isso, torna-se menos óbvia), é usá-lo com calças mais claras (como brancas, off-whites, acinzentadas e cáquis bem suaves), camisa e, nos pés, abotinados de camurça. Em dias mais frios, é possível usar um suéter sob o paletó esportivo, deixando o resultado ainda mais interessante.
Do mais conservador ao mais moderninho, do mais avançado ao mais jovem: na galeria abaixo não faltam imagens para se inspirar e perder o medo!
[slide]
Oi,
Meu marido é gordinho, comprei um paletó esportivo pra ele, só que o paletó não fecha. Se comprasse o número que fecha, ficaria grande nos ombros. Tanto que tive que mandar diminuir mangas e comprimento desse que comprei. Tem problema o paletó não fechar? Obrigada desde já!