Sim, eles são extremamente confortáveis, vêm em inúmeras cores e materiais, até em modelos estampadinhos ou com paetês. Pois é, os tênis invadiram as passarelas e agora é possível encontrar, inclusive, como complemento de coordenações para o ambiente de trabalho mais formal.
Se por um lado essa liberdade é fantástica, já que permite que muitas mulheres se livrem de seus saltos, por outro, requer um certo cuidado.
Mesmo os modelos de solado e cano mais baixos, que não servem para a prática esportiva, apenas para o passeio, vão sempre lembrar juventude. Se combinados com jeans e camisetinha, clássicos, podem passar uma imagem jovial demais – por isso, se você quer impor um pouco mais de respeito e maturidade, precisa pensar nisso ao usá-lo no ambiente profissional.
Se coordenados com roupas mais arrumadas, podem transmitir uma certa rebeldia, de quem subverte padrões previamente estabelecidos. Se essa for a sua personalidade, e o ambiente permitir, vá em frente! Se não, será apenas um ruído. Algo que vai distrair o interlocutor e fazer com que ele se pergunte para onde você está indo, em vez de prestar atenção ao que você diz.
Também é legal pensar que quanto mais chamativo o modelo, mais o olhar vai ser atraído por ele. E quando o resto da roupa não tem atratividade similar, a imagem é “derrubada”. Isso funciona para quem quer carregar um certo peso, um ar mais “arrastado”, dependendo do caso, até passivo. Mas, para quem gosta de controle e sofisticação, não é o melhor caminho.
Já no que diz respeito ao corpitcho, vale lembrar que eles cobrem o pé todo, por isso criam uma sensação de perna mais curtinha e arredondada. Para quem tem pernas longas e finas, ele é perfeito. Para quem quer alongar a silhueta, é mais bacana investir em modelos de tons próximos ao da pele e evitar muitas linhas horizontais (trocar a saia + blusa por um vestido sem recortes pode ser interessante, por exemplo).