Como usar jeans no trabalho, na balada e “jeans com jeans”
Desde que os baby boomers adotaram o jeans como peça-chave, muita coisa aconteceu. A começar pela transformação deste uniforme de mineradores na peça mais democrática do mundo – passando pela associação com rebeldia juvenil.
Mesmo assim, muita gente ainda tem algumas dúvidas sobre como usar a peça.
jeans no trabalho
A principal delas é sobre a adequação ao ambiente profissional – ambiente que começou a integrar mais ali pela década de 1970. Ainda assim, por muitas décadas ficou restrita às profissões mais criativas ou às casual fridays.
Mesmo quando parte deste texto foi escrito*, em 2011, o cenário era bem diferente. As pessoas tinham vida além do Facebook, internet no smartphone ainda era precária e startup era um termo quase limitado aos que tinham ou trabalhavam em uma. Nos últimos anos, com a velocidade da tecnologia e todos os impactos criados por esse cenário, os ambientes foram perdendo mais da sua formalidade.
Mas nem todos os lugares seguem a linha Steve Jobs ou Mark Zuckerberg!
como escolher calça jeans para o ambiente profissional
Exceto em ambientes bem despojados, a calça jeans transita mais fácil pelo trabalho quando a gente fica atenta a alguns detalhes.
As opções mais fáceis de adequar e combinar são as calças escuras e as com poucas lavagens (se não nenhuma).
Os detalhes também interferem. Quanto mais numerosos e detalhados forem os bolsos e os pespontos, mais informal essa peça vai parecer. É por isso que os modelos com acabamento de alfaiataria (como cós estruturado, bolso faca e bolso embutido) também são mais sofisticados – transmitindo um quê de respeito e maturidade do que as cheias de bolsos e recortes, mais joviais.
A maioria dos ambientes casuais aceita as versões mais claras numa boa. Mas ainda é legal tomar cuidado: quanto mais evidente a lavagem, mais informal.
Os jeans com rasgos e desgastes pedem especial atenção, já que surgiram como símbolo de rebeldia dentro da estética punk.
Mais do que nunca, um bom caimento é primordial! A barra deve ser adaptada às proporções de quem usa, enquanto os modelos muito justos e de cós bem rebaixados vão funcionar melhor nos ambientes de lazer.
como combinar o jeans para o trabalho
Por conta da sua origem e do histórico, o jeans será sempre bem informal. Sendo assim, as combinações também pedem cuidado extra.
Independentemente da lavagem, combinar a calça com blusas e camisas em tecido plano ajuda a deixá-la mais arrumadinha. Pensa que se jeans remete à juventude ou rebeldia e a camiseta (que originalmente era uma peça íntima) também, vai ser bem difícil sair daquela imagem mais adolescente que a coordenação carrega.
Então se uma camisa de botões for demais pro seu trabalho, é legal pelo menos escolher uma blusa de tecido plano. Ainda que a modelagem lembre a de uma camiseta.
Sobreposições também contribuem para a transição do jeans para outros ambientes. Esse é um bom jeito, aliás, de quebrar a informalidade das camisetas – o mesmo vale para combo jeans+tenis esportivo.
Para completar, as mulheres podem combinar com sandálias de tiras grossas, sapatos de salto ou sapatilhas (quanto mais fino o bico, mais arrumadinhas).
Já para os homens, tênis urbanos, de solado baixo, em camurça, couro ou lona (se o ambiente permitir). Sapatos de couro com solas ligeiramente mais pesadas são bacanas também. Para arrematar, cintos de gorgurão com detalhes em couro são o complemento perfeito para os tênis – enquanto os feitos inteiros em couro (e em cor igual), com fivelas menos tradicionais, para os sapatos.
jeans na balada: como manter a personalidade?
Pois é. Conforme o jeans se popularizou, se tornou uma enorme zona de conforto pra muita gente. O resultado é que foi deixando todo mundo meio igual.
Aliás, substituir a calça jeans de vez em quando, nem que seja só uma vez por semana, é importante pra não se perder no vício. Mas dá pra manter a personalidade e até parecer mais descolada sem abrir mão da peça.
escolhendo jeans estilosos
Isso exige que você entenda um pouco mais sobre o que é o seu estilo, para depois filtrar as melhores opções. Mas se no trabalho é legal limitar a quantidade de detalhes, aqui eles fazem toda a diferença
Pespontos coloridos, bolsos diferentes, recortes em outros materiais, modelagens mais sensuais ou despojadonas são bem-vindos.
Outra alternativa é transformar os modelos mais clássicos com alguns apliques: vale tachinha, pedraria, bordado e até detalhes em renda e outros materiais.
Vale inclusive misturar 2 ideias diferentes. Na imagem, a renda aparece por baixo de um dos rasgos da peça.
looks com jeans e personalidade
A combinação também precisa ser bem pensada.
Jeans com camiseta é uniforme padrão, assim como juntar com aquela blusinha preta. Mas você pode pensar em mistura de cores, misturas de estampas e até de sobreposições. A proposta é equilibrar esse lado neutro da peça.
Considere também algum truque de styling, como dobras, amarrações e outros acabamentos que vão melhorar as combinações com peças mais básicas.
como usar jeans com jeans
Jeans é sempre algo que gera uma certa polêmica. O excesso do material pode ficar carregado e também informal demais, o que deixa muita gente temerosa.
Pra evitar o exagero, essas dicas podem te ajudar:
distribuir as informações entre os 2 jeans
Quando a gente usa dois elementos que são (ou podem ficar) marcantes, o jeito mais fácil é pensar nas proporções. Então, em vez de fazer Justin-Britney e se jogar no material dos pés à cabeça, funciona usar em peças de tamanhos diferentes.
Ou seja, usar um camisão e em um shorts vai ser mais tranquilo do que uma calça e um camisão ou casaco.
compensar os pesos entre o jeans com jeans
Se você tem medo de ficar muito “conjuntinho” e com cara de quem viajou no tempo, outra ideia é compensar os pesos. Então, se você usa uma calça de jeans mais pesadão, pode colocar uma blusa de jeans bem levinho (ou até uma cambraia com lavagem que lembre o material).
sobreposição aliviando o jeans com jeans
Outro jeito de fazer essa compensação, especialmente quando as duas peças cobrem a mesma quantidade de pele, é sobrepondo. Vale jogar um blazer, um colete ou uma blusa. O ponto é ter qualquer outra coisa que deixe que uma das peças em jeans vire apenas um detalhe – e o look pareça mais dinâmico.
*Post originalmente publicado em julho de 2011 e compilado com outros textos escritos até 2017. Atualizado em 2018.
Imagem de destaque: Ricardo Gomez Angel em Unsplash